Economia

Google apresenta nova ferramenta de comparação de preços para atender à UE

Google ajusta resultados de busca para incluir concorrentes e evitar multas na União Europeia, em resposta à Lei de Mercados Digitais.

Prédio do Google em Mountain View, na Califórnia (Foto: David Paul Morris / Bloomberg)

Prédio do Google em Mountain View, na Califórnia (Foto: David Paul Morris / Bloomberg)

Ouvir a notícia

Google apresenta nova ferramenta de comparação de preços para atender à UE - Google apresenta nova ferramenta de comparação de preços para atender à UE

0:000:00

O Google, da Alphabet, anunciou que irá destacar resultados de busca de plataformas de compras e viagens concorrentes na parte superior de sua página. Essa mudança visa atender à Lei de Mercados Digitais da União Europeia (DMA) e evitar multas. Fontes próximas ao assunto informaram que uma nova caixa será implementada no topo dos resultados, mostrando opções de sites como Expedia e Booking.

Os usuários poderão acessar diretamente os sites dos concorrentes ou páginas específicas de hotéis e companhias aéreas. O Google priorizará o site considerado mais relevante, enquanto um menu suspenso incluirá links para outros serviços, incluindo os próprios do Google. Em uma variação do plano, uma lista básica de links diretos para fornecedores de viagens poderá ser apresentada logo abaixo da caixa principal.

A Comissão Europeia já havia alertado o Google sobre o risco de multas por favorecer seus serviços, como o Google Flights, nas buscas. No ano passado, a empresa enfrentou uma multa de €2,4 bilhões por práticas anticompetitivas. A DMA, que entrou em vigor no ano passado, tem como objetivo impedir abusos de poder por grandes empresas de tecnologia, proibindo a preferência por serviços próprios e o uso combinado de dados pessoais.

Além disso, as penalidades por violações podem chegar a 10% do faturamento global anual, aumentando para 20% em caso de reincidência. O Google já havia tentado se adequar às exigências da Comissão, oferecendo mais links de comparação aos usuários da UE. A nova proposta, no entanto, representa um passo mais significativo ao priorizar serviços que competem diretamente com suas ferramentas de comparação de preços.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela