10 de jul 2025
Pentágono se torna maior acionista da MP Materials e ações disparam 40%
EUA investem $400 milhões na MP Materials para garantir produção de ímãs de terras raras e reduzir dependência da China em minerais críticos.

Operador de carregadeira preenche um caminhão com minério na mina de terras raras MP Materials em Mountain Pass, Califórnia, 30 de janeiro de 2020. (Foto: Steve Marcus | Reuters)
Ouvir a notícia:
Pentágono se torna maior acionista da MP Materials e ações disparam 40%
Ouvir a notícia
Pentágono se torna maior acionista da MP Materials e ações disparam 40% - Pentágono se torna maior acionista da MP Materials e ações disparam 40%
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou um investimento de 400 milhões de dólares na MP Materials, tornando-se o maior acionista da mineradora de terras raras. O acordo, divulgado na quinta-feira, visa a construção de uma nova instalação para a produção de ímãs, com a expectativa de garantir a compra de 100% da produção por uma década.
A MP Materials é a única empresa que opera uma mina de terras raras nos EUA, localizada em Mountain Pass, na Califórnia. Com o aporte financeiro, a companhia planeja expandir suas capacidades de processamento e produção de ímãs, essenciais para diversas tecnologias modernas. As ações da MP Materials dispararam mais de 40% no pré-mercado após o anúncio.
O investimento do Pentágono inclui a aquisição de uma nova classe de ações preferenciais, que podem ser convertidas em ações comuns da empresa. Além disso, o Departamento de Defesa comprará um warrant que permite a aquisição de ações adicionais, representando cerca de 15% da empresa. Essa estratégia é parte dos esforços dos EUA para reduzir a dependência de fornecedores externos, especialmente da China, em relação a minerais críticos.
Expansão e Impacto
A nova instalação, chamada 10X, não atenderá apenas ao setor de defesa, mas também a clientes do setor privado. O investimento reflete uma estratégia mais ampla dos EUA para garantir a segurança em relação a recursos críticos. O secretário do Interior, Doug Burgum, já havia mencionado que a administração anterior considerava investimentos diretos em empresas de minerais críticos para romper a dependência da China.
Com a construção da nova unidade, a MP Materials pretende acelerar o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento de ímãs de terras raras nos Estados Unidos, contribuindo para a autonomia do país em relação a esses recursos essenciais.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.