25 de jun 2025

Flip 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento
Festa Literária Internacional de Paraty celebra sua 23ª edição de 30 de julho a 3 de agosto

Ruas de Paraty, no Rio de Janeiro. (Imagem: Crreative Commons)
Ouvir a notícia:
Flip 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento
Ouvir a notícia
Flip 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento - Flip 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento
De volta ao calendário tradicional
Depois da Bienal, Feira do Livro e outros eventos do circuito literário, finalmente chegou a hora da 23ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que retorna ao seu período tradicional, de 30 de julho a 3 de agosto, após alterações nos últimos anos por conta da pandemia.
Paulo Leminski é o autor homenageado da vez
Seguindo a tradição do evento, o autor homenageado deste ano é Paulo Leminski (1944-1989). Conhecido por unir erudição e coloquialismo, Leminski foi poeta, ensaísta, tradutor, músico, publicitário e até judoca. Sua obra se destacou pela quebra de normas, reflexões sobre a existência e o uso lúdico da linguagem.
Antes da Flip, entre 2 e 5 de julho, o Ciclo do Autor será realizado em São Paulo, com quatro encontros presenciais no CPF Sesc, reunindo poetas e escritores para explorar a obra de Leminski. Ingressos custam entre R$ 15 e R$ 50 e já estão disponíveis.
Mesas literárias, debates e grandes nomes nacionais e internacionais
Com curadoria de Ana Lima Cecilio, a programação principal da Flip reúne vinte mesas literárias, com autores como Alice Ruiz, Claudia Roquette-Pinto, Sergio Vaz e Marília Garcia. Os debates acontecerão no Auditório da Matriz, com transmissão ao vivo para o Auditório da Praça, o site da Flip, YouTube e canal Arte 1.
Os temas abordados vão de poesia e literatura de vanguarda à discussão de meio ambiente, crise climática, guerras e democracia. Entre os convidados internacionais, estão Cristina Rivera Garza, Ilan Pappe, Rosa Montero e Nei Lopes.
França e Brasil em diálogo literário
A Flip 2025 também integra a Temporada França-Brasil, com apoio da Villa Gillet e outras instituições francesas. Participam do evento nomes da literatura francófona como o burundês Gaël Faye, o costa-marfinense GauZ’ e a francesa Neige Sinno.
Flipinha, FlipZona, cinema e literatura independente
A programação se estende para além das mesas tradicionais. A Flipinha, FlipZona e FlipEduca oferecem atividades para crianças, adolescentes e professores. O Cinema da Praça exibirá adaptações de obras literárias brasileiras.
A Praça Aberta receberá autores e editoras independentes, incentivando a bibliodiversidade e o encontro com novos leitores.
Flip+ Motiva e Concurso de Contos
Pelo segundo ano, a Flip+ Motiva promove o transporte gratuito de moradores de 19 comunidades de Paraty até o evento. Além disso, a Casa Flip+ Motiva receberá nove mesas literárias, quatro oficinas e, pela primeira vez, realizará um Concurso de Contos. Os vencedores participarão da Flip com direito a viagem e leitura pública de seus textos.
Se o vencedor for morador de Paraty, a viagem será para um circuito cultural em São Paulo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.