04 de mar 2025
Fragmento da tapeçaria de Bayeux é encontrado na Alemanha e Trump gera preocupações no mercado de arte
Um fragmento da Tapeçaria de Bayeux foi encontrado na Alemanha, datado de 1066. Removido por nazistas em 1941, o fragmento será devolvido à França. Coletiva de imprensa em 25 de março trará mais detalhes sobre a descoberta. A morte do artista Jack Vettriano, famoso por sua obra "The Singing Butler", foi anunciada. Protestos de galeristas italianos contra altas taxas de VAT ameaçam o mercado de arte.
Jack Vettriano faleceu. (Foto: David Levenson/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Fragmento da tapeçaria de Bayeux é encontrado na Alemanha e Trump gera preocupações no mercado de arte
Ouvir a notícia
Fragmento da tapeçaria de Bayeux é encontrado na Alemanha e Trump gera preocupações no mercado de arte - Fragmento da tapeçaria de Bayeux é encontrado na Alemanha e Trump gera preocupações no mercado de arte
Um fragmento da Tapeçaria de Bayeux foi descoberto em uma propriedade no norte da Alemanha, conforme relatado pela Australian Associated Press e Newcastle Herald. A tapeçaria, que mede quase 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura, retrata eventos que antecederam a Conquista Normanda da Inglaterra em 1066, liderada por Guilherme, Duque da Normandia, contra Haroldo II, Rei da Inglaterra. Historiadores acreditam que a tapeçaria, listada pela UNESCO, está faltando uma cena final que representa a coroação de Guilherme em Westminster. O fragmento foi removido em 1941 por uma equipe científica sob a supervisão do arqueólogo têxtil Karl Schlabow e acabou no Arquivo do Estado de Schleswig-Holstein. O arquivo promete mais detalhes em uma coletiva de imprensa marcada para 25 de março, além de planos para devolver o fragmento à França.
Os novos tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, estão gerando preocupações sobre seu impacto econômico, especialmente no mercado de arte canadense. O escritor Daniel Grant destaca que as tarifas podem ser devastadoras para o Canadá, que depende do fluxo transfronteiriço de obras e colecionadores. O revés econômico pode reduzir gastos em diversos setores, incluindo arte. O negociante Stephen Bulger cancelou uma exposição de um artista canadense devido à taxa de 25%, que considera desvantajosa. Em resposta, muitos estão incentivando a compra de arte local, como sugerido pelo negociante Simon Bentley.
O artista escocês Jack Vettriano, conhecido por sua pintura neorrealista "The Singing Butler", faleceu aos 73 anos. Apesar de seu sucesso comercial, Vettriano frequentemente enfrentou críticas negativas. Em outra frente, comerciantes de arte na Arte Fiera em Bolonha protestaram contra a alta VAT de 22% na Itália, em comparação com taxas mais baixas na França e Alemanha. O diretor da feira, Enea Righi, questionou como as galerias italianas podem competir sob tais condições.
O Jefferson School African American Heritage Center em Charlottesville, Virginia, está buscando propostas de artistas para utilizar os restos derretidos de bronze de uma estátua de Robert E. Lee, removida após um violento protesto em 2017. Cientistas também descobriram como o cérebro de um homem de Herculano se transformou em vidro durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., revelando matéria neural bem preservada. Uma nova exposição em Paris destaca a amizade entre os designers Azzedine Alaïa e Thierry Mugler, enquanto o artista Young Joon Kwak discute sua exposição "RESISTERHOOD", que explora a conexão entre arte e questões de identidade trans e queer.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.