19 de mai 2025
Amy Werntz é a vencedora do maior prêmio de arte para mulheres pintoras figurativas
Amy Werntz é a vencedora do Bennett Prize 2023, recebendo $50 mil e uma exposição solo, com júri exclusivamente feminino pela primeira vez.
Amy Werntz, Carlyla, óleo sobre painel, 2024, 24 x 18 polegadas (Foto: The Bennett Prize)
Ouvir a notícia:
Amy Werntz é a vencedora do maior prêmio de arte para mulheres pintoras figurativas
Ouvir a notícia
Amy Werntz é a vencedora do maior prêmio de arte para mulheres pintoras figurativas - Amy Werntz é a vencedora do maior prêmio de arte para mulheres pintoras figurativas
Amy Werntz foi anunciada como a vencedora do Bennett Prize 2023, um dos mais importantes prêmios de arte para mulheres na pintura figurativa. A artista, baseada em Dallas, recebeu $50.000 e uma exposição solo no Muskegon Museum of Art, em Michigan. Esta edição do prêmio é histórica, pois pela primeira vez o júri foi composto apenas por mulheres.
As obras de Werntz retratam idosos, principalmente mulheres, em situações cotidianas, como refeições em lanchonetes e passeios. A cofundadora do prêmio, Elaine Melotti Schmidt, destacou que a arte de Werntz proporciona uma conexão íntima com os retratados, validando a experiência da velhice. O júri, que incluiu Margaret Bowland, Angela Fraleigh e Gloria Groom, ficou impressionado com a proposta de Werntz de usar o prêmio para uma nova série de pinturas que mudará a perspectiva do espectador.
O prêmio inclui uma exposição que viajará para várias instituições, como o Arnot Art Museum e o Bo Bartlett Center. A artista Nicole Santiago, de Williamsburg, Virginia, foi a segunda colocada e recebeu $10.000. Seu trabalho, que explora ambientes densos e iluminados de forma sutil, também chamou a atenção do júri.
Impacto do Prêmio
O Bennett Prize, criado em 2018, visa aumentar a visibilidade de mulheres artistas que ainda não alcançaram reconhecimento total. Desde sua primeira edição, o prêmio já ajudou a impulsionar as carreiras de suas vencedoras e finalistas, que conquistaram prêmios e foram publicadas em diversas revistas.
Além do valor monetário, o prêmio oferece suporte contínuo, como sessões de coaching e uma rede de artistas para troca de experiências. Schmidt enfatizou que o objetivo é ajudar as artistas a desenvolverem suas carreiras, não apenas fornecer um prêmio em dinheiro. A nova Bennett Schmidt Pavilion do museu, inaugurada em fevereiro, reforça o compromisso com a arte feminina, exibindo mais de 60 obras da Bennett Collection.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.