Entretenimento

Sandro Akel e André Passos apresentam 'Fluxo e Fragmento'

Exposição ocupa a BaFu Galeria Barra Funda Autoral, a partir do dia 10

A partir da esquerda, Sandro Akel, Claudio Magalhães e André Passos na BaFu

A partir da esquerda, Sandro Akel, Claudio Magalhães e André Passos na BaFu

Ouvir a notícia

Sandro Akel e André Passos apresentam 'Fluxo e Fragmento' - Sandro Akel e André Passos apresentam 'Fluxo e Fragmento'

0:000:00

Em colaboração criativa o fotógrafo André Passos e o artista plástico Sandro Akel desenvolveram a exposição “Fluxo e Fragmento”, desde o conceito à finalização das obras. E, a convite do cenógrafo e curador Cláudio Magalhães, a mostra ocupará a BaFu - Galeria Barra Funda Autoral. Sua abertura acontece na quinta-feira, dia 10, das 17h às 22h, e a exposição fica em cartaz de quarta à domingo até 10 de agosto.

“Fluxo e Fragmento”

O tempo marca. Corrói, sobrepõe, dissolve, revela.

Para a exposição “Fluxo e Fragmento”, André Passos e Sandro Akel se uniram em uma experiência estética que tem no tempo — e em seus efeitos — o principal agente criativo. A exposição nasce do encontro entre dois olhares que compreendem o desgaste não como fim, mas como matéria-prima.

As fotografias de André, originalmente concebidas em outros contextos, foram ao longo do tempo, invadidas por mofo. Ao invés de rejeitar essa interferência orgânica, ela foi acolhida, compreendida e mais ainda, controlada em processos em que o fungo deixa de ser um acidente e se torna linguagem. A imagem fotográfica se torna um corpo vivo: contaminado, alterado, transformado.

Sandro Akel, por sua vez, parte das camadas da cidade. Seus trabalhos surgem da coleta de cartazes urbanos, arrancados dos muros onde foram colados, rasgados e sobrepostos por meses ou anos. Cada pedaço carrega não apenas traços gráficos e textuais, mas também a densidade do tempo urbano — múltiplo, confuso, saturado de vozes. Em suas mãos, esses fragmentos se tornam abstrações táteis, estruturas visuais que revelam camadas de um cotidiano invisível.

Em “Fluxo e Fragmento”, esses dois universos se encontram e se atravessam.

Todas as obras são fruto de um processo colaborativo, construído a quatro mãos: a fotografia de André se torna ponto de partida para as intervenções de Sandro, criando um território de diálogo em que imagem e matéria se contaminam mutuamente. O tempo, novamente, está em tudo — seja na deterioração controlada da imagem, seja na sobreposição urbana dos cartazes, seja na própria parceria entre os artistas, feita de escuta, adaptação e reinvenção.

Nada aqui é estático.

Tudo carrega o vestígio do que foi e a possibilidade do que ainda pode ser.

SERVIÇO

Exposição: Fluxo e Fragmento

Artistas: André Passos e Sandro Akel

Curadoria: Cláudio Magalhães

Abertura: 10 de julho – quinta-feira

das 17h às 22h

Local: Galeria Barra Funda Autoral

Rua Barão de Tatuí, 240 - Santa Cecília - São Paulo - SP

Em Cartaz: até dia 10 de agosto

Horário de visitação:

De quarta à sábado das 12h às 19h

Domingos e feriados das 13h às 18h

André Passos nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1967. Formado em Fine Art Photography pela Sir John Cass Faculty of Art, Architecture and Design, em Londres, iniciou sua carreira no campo da fotografia autoral, desenvolvendo um olhar sensível e investigativo sobre a imagem e o tempo.

Com o passar dos anos, enveredou para o universo da moda, onde conquistou reconhecimento e protagonismo. Colaborou com algumas das mais importantes publicações internacionais e nacionais, como W Magazine, Vogue, Harper’s Bazaar, Jalouse, L’Officiel, consolidando-se como um dos principais nomes da fotografia de moda no Brasil. Em paralelo, participou de exposições coletivas, como CONTACT, no Barbican Centre, em Londres. Aqui, foi selecionado para a mostra Novissimos na galeria Fototeca, curada por Fujocka Neto, Rubens Mano e Éverton Balardin.

Em 2023, realizou a individual EXPOSTO, na qual revisitou seu acervo afetivo e profissional — parcialmente deteriorado pela ação do tempo — e propôs um novo olhar sobre a impermanência da matéria. A mostra se desenvolveu como uma meditação visual sobre o fluxo constante da vida, a transformação e o ciclo inevitável do desaparecimento e da reinvenção. Hoje, seu trabalho autoral se move entre a memória, a reconstrução e a busca de sentido através da imagem.

Artista visual, carioca residente em São Paulo desde 1986. Sandro Akel é cofundador do coletivo Estúdio BijaRi. Desde 2011, se dedica exclusivamente à pintura. Seus painéis, como o recém-inaugurado “Terra da Mistura” na Laje do Baixo Augusta e quadros, se conectam com a linguagem das cidades. Fragmentos urbanos são incorporados ao desenho através de colagens e sobreposições de cartazes encontrados pelas ruas de cidades pelo mundo.

O trabalho de Sandro Akel se insere de forma singular a arte pop urbana brasileira. E conquistou espaço único no cenário da arte contemporânea chamando atenção para a questão do desperdício e do consumo na sociedade moderna. Ao incorporar materiais descartados em suas criações, não apenas lhes dá uma nova vida, mas também adiciona camadas de história e contexto urbano à obra de arte.

“Eu uso nos meus trabalhos papel sobre madeira, tinha acrílica, mix de cera de abelha, e carnaúba, corante e parafinas. Partindo dos lambe-lambes coletados nas ruas há a colagem desse material sobre a madeira. Minha interação com esse material se dá por desenhos e recortes e é o mix de ceras e parafina que cria as transparências e a fusão dessas imagens”, explica Sandro Akel. Conheça mais de seu processo de criação neste vídeo.

BaFu é um espaço experiência colaborativa. Um lugar de encontro entre criativos,

Loja, workshops, ocupações, mercado online. A galeria Barra Funda Autoral promove produtores de Design, Moda, Gastronomia e Artes Plásticas, gerando oportunidade de negócios e ao disseminar informação e cultura, facilita o encontro entre quem cria e quem busca produtos autorais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela