16 de abr 2025
Anagrama cancela publicação de 'El odio', livro sobre caso de violência vicária de José Bretón
Editorial Anagrama cancela publicação de "El odio", livro sobre José Bretón, após pressão judicial da mãe das vítimas e da Fiscalía. Direitos retornam ao autor.
El escritor, em março, em sua casa de Madrid (Foto: Álvaro García)
Ouvir a notícia:
Anagrama cancela publicação de 'El odio', livro sobre caso de violência vicária de José Bretón
Ouvir a notícia
Anagrama cancela publicação de 'El odio', livro sobre caso de violência vicária de José Bretón - Anagrama cancela publicação de 'El odio', livro sobre caso de violência vicária de José Bretón
A editorial Anagrama anunciou que não publicará o livro "El odio", de Luisgé Martín, que explora o perfil de José Bretón, condenado em dois mil e onze por matar seus filhos. A decisão foi tomada após pressões judiciais da mãe das crianças e da Fiscalía (Ministério Público), resultando na devolução dos direitos autorais ao escritor.
A obra estava prevista para ser lançada em 26 de março, mas a Anagrama decidiu suspender a distribuição indefinidamente em 21 de março, em resposta à controvérsia gerada. A editorial afirmou que tanto o autor quanto ela tinham o direito de publicar o livro, mas optou por aguardar as decisões judiciais.
Após duas negativas da Justiça sobre pedidos de medidas cautelares da Fiscalía, que buscava impedir a publicação, a Anagrama decidiu manter a suspensão de forma definitiva. O livro inclui o testemunho de Bretón e aborda a vida de Ruth Ortiz, mãe das vítimas, que alegou violação de direitos ao solicitar a paralisação.
A Anagrama justificou sua escolha, afirmando que é essencial equilibrar a liberdade criativa com princípios morais. A editorial destacou que obras baseadas em eventos reais exigem um cuidado especial em relação ao respeito e à sensibilidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.