15 de mar 2025
Tuju lança polo de pesquisa gastronômica com chefs, historiadores e sociólogos
O Tuju, restaurante com duas estrelas Michelin, inaugurou um polo gastronômico. O projeto, idealizado por Katherina Cordás e Ivan Ralston, visa democratizar o conhecimento. Cursos como "Fome e Abundância" abordam contradições da alimentação no Brasil. Inscrições têm valores flexíveis, com bolsas para estudantes de instituições públicas. O polo conta com especialistas diversos, enriquecendo a experiência de aprendizado.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Tuju lança polo de pesquisa gastronômica com chefs, historiadores e sociólogos
Ouvir a notícia
Tuju lança polo de pesquisa gastronômica com chefs, historiadores e sociólogos - Tuju lança polo de pesquisa gastronômica com chefs, historiadores e sociólogos
O Tuju, restaurante com duas estrelas Michelin e classificado em 16º lugar na lista dos 50 Best Restaurants da América Latina 2024, inaugurou um novo espaço voltado para o estudo e a criatividade gastronômica em 26 de fevereiro. Idealizado pela pesquisadora Katherina Cordás e pelo chef Ivan Ralston, o projeto teve início em 2022, com a fundação do Tuju Pesquisa, onde a equipe viajou por biomas brasileiros e visitou produtores locais.
Katherina, que também é diretora de Hospitalidade e do Centro de Pesquisa e Criatividade, destacou que o objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido durante as pesquisas. “Abrimos as portas do Tuju para compartilhar o conhecimento adquirido nesse tempo de pesquisa interna”, afirmou. O espaço visa democratizar o aprendizado, adotando uma política de valores acessíveis, permitindo que os participantes escolham o valor da inscrição conforme suas condições financeiras, além de oferecer bolsas para estudantes de instituições públicas.
Entre as experiências disponíveis, destaca-se o curso “Por trás do Balcão”, que explora ingredientes e técnicas da chef do bar Rachel Louise. O polo também conta com a participação de convidados diversos, como produtores e historiadores, para enriquecer as discussões. “Os palestrantes não são apenas pessoas do TUJU, mas um grupo de pensadores da gastronomia que admiramos”, explicou Katherina.
Um dos cursos oferecidos é “Fome e Abundância – as contradições da Alimentação no Brasil”, ministrado pela historiadora Adriana Salay. O projeto busca não apenas educar, mas também conectar diferentes vozes e perspectivas dentro do universo gastronômico, promovendo um diálogo enriquecedor sobre a alimentação no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.