23 de mar 2025
Mariah Carey vence processo de plágio e mantém a autoria de seu clássico natalino
Juíza federal rejeita ação de US$ 20 milhões contra Mariah Carey por suposta violação de direitos autorais em clássico natalino.
Mariah Carey (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Mariah Carey vence processo de plágio e mantém a autoria de seu clássico natalino
Ouvir a notícia
Mariah Carey vence processo de plágio e mantém a autoria de seu clássico natalino - Mariah Carey vence processo de plágio e mantém a autoria de seu clássico natalino
A juíza federal Mónica Ramírez Almadani, em Los Angeles, decidiu que a famosa canção natalina “All I Want for Christmas Is You”, de Mariah Carey, não foi plagiada. O processo, que pedia US$ 20 milhões em indenização, foi movido por Andy Stone e Troy Powers, que alegaram semelhanças entre suas composições. A juíza rejeitou as alegações, afirmando que os especialistas não conseguiram demonstrar semelhanças substanciais entre as músicas.
Stone e Powers afirmaram que sua versão da canção, lançada em 1989, apresentava uma estrutura narrativa única e que Carey e seu coautor, Walter Afanasieff, deveriam ter obtido permissão para usá-la. Eles argumentaram que a frase “All I want for Christmas is you” aparecia em ambas as músicas, além de alegarem que a versão de Carey utilizava mais de 50% da composição original.
Por outro lado, a defesa de Carey e Afanasieff destacou que as letras e melodias eram distintas, e que os elementos mencionados, como neve e presentes, são comuns em várias canções natalinas, não podendo ser protegidos por direitos autorais. A juíza concordou com os especialistas que depuseram a favor de Carey, afirmando que não havia semelhanças harmônicas significativas.
A decisão também ressaltou que as músicas compartilhavam apenas cinco palavras e que expressões como “all I want for Christmas is you” já faziam parte do vocabulário natalino antes de ambas as canções. Desde seu lançamento, a canção de Carey se tornou um dos maiores sucessos natalinos, acumulando 65 semanas na Billboard Hot 100.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.