Entretenimento

Theo Bial toca em SP e segue ao Japão

Cantor se apresenta no dia 4 no Blue Note e depois viaja com Roberto Menescal e Lisa Ono

Intérprete fará shows junto ao ícone Roberto Menescal (foto: Fernanda Assis)

Intérprete fará shows junto ao ícone Roberto Menescal (foto: Fernanda Assis)

Ouvir a notícia

Theo Bial toca em SP e segue ao Japão - Theo Bial toca em SP e segue ao Japão

0:000:00

Lançando seu terceiro álbum recém-chegado às plataformas de streaming, “Theo canta Chico”, com releituras de Chico Buarque, o jovem cantor e compositor carioca faz show em São Paulo, no Blue Note, em 4 de julho, antes de embarcar em sua primeira turnê internacional, com dez shows no Japão, entre 21 e 27 de julho.

No espetáculo do Blue Note, Theo relê clássicos como “Quem Te Viu, Quem Te Vê”, “Essa Moça Tá Diferente” e “A Rita” com arranjos criativos e destaque para as percussões tocadas por músicos de samba. Theo canta, toca violão e cavaquinho — e, além de apresentar versões surpreendentes de “Cotidiano” e “João e Maria”, se aventura com maturidade no lirismo intimista de temas como “Leve”, “Cecília” e “Eu Te Amo”.

Logo após o show em São Paulo, Theo dá os primeiros passos para uma carreira internacional fazendo dez apresentações no Japão.

A partir de sua identificação com a bossa nova e atendendo a um convite de seu mais novo parceiro, Roberto Menescal, um dos mais importantes pioneiros do gênero, ele se junta a Menescal e à cantora nipobrasileira Lisa Ono para oito shows históricos em Tóquio, em 21, 22, 24 e 25 de julho, no Blue Note Tokyo. Theo ainda fará duas apresentações solo, em voz e violão, nos dias 26 e 27 de julho no Blue Note Place, em Tóquio.

A série de shows com Menescal e Lisa é histórica por mais de um motivo: será a primeira vez que Roberto Menescal e a cantora nipobrasileira Lisa Ono, que há décadas tem um papel importantíssimo na divulgação da música brasileira na Ásia, farão um show juntos.

Castro-Neves e outros grandes nomes da bossa, mas só lembra de ter estado com Menescal em um palco por breves minutos, durante um final de show coletivo, no momento “todos no agradecimento final”. “Ele já fez arranjos para mim, trabalhando à distância. Vai ser maravilhoso dividir o show com ele. Um grande músico e produtor, Menescal sabe realçar o charme de cada música, coloca a essência gostosa de cada música”, comenta Lisa.

Ela gravou com Emílio Santiago, Djavan e Ivan Lins, e também com nomes de outras gerações, como Daniel Jobim, Maria Luisa Jobim e Fernanda Takai. “Estou muito animada agora com o Theo. Canta suavemente, toca um violão lindo. Muito bom ver essa continuidade no talento. A bossa nova está sempre sendo redescoberta aqui no Japão, a cada geração”, conta.

Outra razão para o adjetivo “histórico” estar sendo carimbado nesta que é a 31ª visita de Roberto Menescal ao Japão: ela está sendo divulgada como “a última turnê de um dos mestres criadores da bossa nova” ao país. Aos 87 anos, bem humorado e bem disposto, ele diz que “adoraria retornar mais vezes”, mas reconhece que a distância e as exigências físicas da viagem são muito grandes.

“Eu estive no Japão pela primeira vez em 1985, com a Nara Leão. Foi um show pioneiro para aquele mercado. Gravamos um disco, foi inesquecível e consagrador para ela. Infelizmente, ela ficou doente depois, não foi possível voltar com a Nara. Mas com a Wanda Sá pude ir mais quatro vezes, o nosso público foi aumentando a cada visita. Com Marcos Valle e Joyce tocamos em lugares para 600, 700 pessoas. E depois ainda tocamos para dez mil pessoas, em três edições seguidas de um festival”, conta Menescal.

O roteiro do show vai incluir uma homenagem a Nara Leão, muito cultuada no Japão. E vai apontar para o futuro, com a presença de Theo Bial, 27 anos, que lançou em 2023 o álbum “Neo-Bossa”. “Ele é uma nova conquista, a gente se conheceu há alguns anos, e já fizemos coisas legais juntos. É bom cantor, bom compositor também, vai muito bem no palco; completa a nossa mistura de gerações”, elogia Menescal.

Para Theo, é um sonho poder levar a música até o Japão, na companhia de Menescal e de Lisa Ono. “São 36 horas de vôo, acho que a ficha só vai cair quando pousar o avião. Fico muito feliz. É um sinal de que eu tive uma intuição que estava certa lá atrás, quando me apaixonei pela bossa”, conta. Antes da viagem, ele e o mestre vão registrar, em julho, uma parceria, cujo nome provisório é “Vem Cá” (letra de Theo, música de Menescal).

SERVIÇO:

Theo Bial canta Chico Buarque, show de lançamento do álbum THEO CANTA CHICO

Dia: 4 de julho, sexta-feira

Horário: 22:30h

Blue Note São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 2073, 2° andar - Consolação, São Paulo/SP

FUNCIONAMENTO: Terça a Sexta, das 12h às 18h, ou até 15 minutos após o início do último show

Finais de semana e feriados, 12h às 18h, ou até 15 minutos após o início do último show

Classificação etária: 18 anos | menores apenas acompanhados dos pais ou tutores legais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela