Entretenimento

Exit Music: A história por trás da trágica música do Radiohead

Nascida de uma ideia fora da banda, a faixa foi utilizada nos créditos de um filme dos anos 1990

Grande parte do álbum foi gravado dentro de uma mansão, na Inglaterra - Foto: Divulgação/Radiohead

Grande parte do álbum foi gravado dentro de uma mansão, na Inglaterra - Foto: Divulgação/Radiohead

Ouvir a notícia

Exit Music: A história por trás da trágica música do Radiohead - Exit Music: A história por trás da trágica música do Radiohead

0:000:00

Em 21 de maio de 1997, a banda britânica de rock alternativo Radiohead lançou seu terceiro álbum, OK Computer, que marcou uma virada de chave na sonoridade de seus projetos. O disco traz uma direção alternativa e futurista, com ruídos, texturas distorcidas e manipulações sonoras que criam uma ambientação quase alienígena. A recepção da crítica foi positiva, e OK Computer recebeu três prêmios, dentre eles o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa.

Entre as 12 faixas que exploram temas atemporais, como tecnologia e capitalismo, uma se destaca: a quarta do disco. Exit Music (For a Film) marca o início de uma tríade melancólica, seguida por Let Down e Karma Police. O mais curioso é que a música não foi concebida pela banda desde o início — ela surgiu a partir de um pedido externo. E carrega, por trás das melodias, uma história complexa, tanto dentro quanto fora do álbum.

Durante a turnê de 96, enquanto testavam algumas faixas de OK Computer ao vivo, a banda recebeu uma proposta do cineasta australiano Baz Luhrmann: compor uma música para seu novo filme, Romeu + Julieta, que seria lançado naquele mesmo ano. O grupo aceitou o convite, em especial Thom Yorke, que tinha uma forte ligação com a obra de Shakespeare desde os 13 anos.

Depois de terem aceitado o convite, o diretor enviou um trecho com os 30 minutos finais do filme, em que Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) tiram a própria vida diante da rejeição de suas famílias ao relacionamento. Uma cena, em especial, chamou a atenção de Thom Yorke: o momento em que Julieta aponta uma arma para a própria cabeça. A partir dali, ele e os demais integrantes começaram a trabalhar na composição da faixa.

Thom tentou encaixar alguns trechos da obra original de Shakespeare na música, mas logo abandonou a ideia. Pouco depois, a música ficou pronta: uma narrativa de Romeu e Julieta em forma de melodia, com um desfecho explosivo, tal qual o final trágico do filme. As gravações foram feitas na St Catherine's Court, mansão situada em um vale isolado nos arredores de Bath, na Inglaterra, onde Thom gravou os vocais em uma escadaria de pedra, para realçar a atmosfera da música.

A música foi amplamente elogiada, inclusive pelo diretor Baz Luhrmann, que a descreveu como "uma das melhores músicas de encerramento já escritas". Ela foi incluída nos créditos finais de Romeu + Julieta, embora o guitarrista Ed O’Brien tenha demonstrado certo desânimo com essa decisão, comentando que a faixa toca justamente no momento em que o público começa a se levantar, com o som das cadeiras se fechando ,o que atrapalharia a melodia. O próprio título — Exit Music (For a Film) — faz referência direta ao contexto em que foi criada: além de funcionar como a música de encerramento do longa, também simboliza a “saída” trágica dos personagens, que ocorre com o suicídio.

Assim como o diretor, a banda gostou bastante da música — na verdade, até demais — tanto que preferiram que ela não fosse incluída na trilha sonora oficial do filme quando lançado. O lançamento oficial foi reservado para o próximo álbum, no caso, Ok Computer. O disco se tornou um marco do rock alternativo e, até hoje, é visto por diversos fãs como um dos melhores trabalhos não só da banda, mas de todo o cenário.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela