EntretenimentoSaúde

23 de fev 2025

FDA enfrenta críticas por brecha que permite adição de aditivos alimentares sem aprovação

A FDA regula 80% do suprimento alimentar dos EUA, garantindo segurança alimentar. Entre 2000 e 2021, mais de 750 aditivos foram introduzidos sem supervisão da FDA. Uma brecha legal permite que empresas autodeclarem a segurança de novos ingredientes. Especialistas alertam que milhares de ingredientes são adicionados sem conhecimento da FDA. A indústria defende que todos os ingredientes são testados com rigor semelhante.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

FDA enfrenta críticas por brecha que permite adição de aditivos alimentares sem aprovação - FDA enfrenta críticas por brecha que permite adição de aditivos alimentares sem aprovação

0:000:00

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) é responsável pela regulamentação de produtos alimentícios e de saúde, garantindo sua segurança para a saúde pública. Atualmente, a FDA supervisiona cerca de 80% do suprimento alimentar dos Estados Unidos, o que inclui a regulamentação da segurança dos ingredientes. Desde uma lei de 1958, empresas que desejam introduzir um novo aditivo alimentar devem apresentar uma petição à FDA, iniciando um processo extenso de investigação científica e comentários públicos.

Entretanto, especialistas apontam que uma brecha legal permite que empresas contornem esse processo. Jennifer Pomeranz, professora associada de saúde pública na Universidade de Nova York, afirma: "Sabemos que, ao longo de décadas, milhares de ingredientes foram adicionados ao suprimento alimentar sem que a FDA soubesse." Essa situação torna impossível quantificar quais ingredientes foram realmente adicionados.

Melanie Benesh, vice-presidente de assuntos governamentais do Environmental Working Group, destaca que as empresas têm criado novos ingredientes e, após avaliações feitas por seus próprios cientistas, "não precisam passar pelo processo de pré-aprovação." Entre 2000 e 2021, mais de 750 novos aditivos alimentares foram introduzidos no suprimento alimentar por meio dessa brecha, segundo pesquisas do EWG.

Por outro lado, defensores da indústria de aditivos alimentares argumentam que todos os ingredientes são testados com a mesma rigorosidade dos que passam pelo processo de aprovação pré-mercado. Carla Saunders, diretora executiva do International Food Additives Council, defende que "ambos os processos exigem os mesmos requisitos," garantindo que os ingredientes sejam seguros e eficazes.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela