25 de mar 2025
Chiclete pode liberar milhares de microplásticos na saliva, revela estudo
Pesquisadores da UCLA revelam que a goma de mascar pode liberar até 600 microplásticos por grama, aumentando a exposição humana a essas partículas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Chiclete pode liberar milhares de microplásticos na saliva, revela estudo
Ouvir a notícia
Chiclete pode liberar milhares de microplásticos na saliva, revela estudo - Chiclete pode liberar milhares de microplásticos na saliva, revela estudo
Pesquisadores apresentaram um estudo que revela que a goma de mascar pode liberar centenas a milhares de microplásticos na saliva, que podem ser ingeridos. Durante a reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, foi informado que, em média, 100 microplásticos são liberados por grama de goma. O principal autor do estudo, Sanjay Mohanty, professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), destacou que ainda não há evidências conclusivas sobre os efeitos dos microplásticos na saúde humana.
O estudo, que ainda não foi publicado em revista científica, sugere que a goma de mascar é uma fonte significativa de microplásticos, uma vez que esses materiais estão presentes em diversos produtos do cotidiano. Mohanty explicou que a pesquisa se concentrou na goma de mascar, um alimento composto por plásticos, e que a exposição a microplásticos pode ocorrer por meio da ingestão e inalação. Os pesquisadores analisaram tanto gomas sintéticas quanto naturais, encontrando quantidades semelhantes de microplásticos em ambas.
Os testes envolveram a mastigação de sete pedaços de goma de diferentes marcas, com a coleta de amostras de saliva a cada 30 segundos. Os resultados mostraram que algumas gomas liberaram até 600 microplásticos por grama. A pesquisa também revelou que os tipos de polímeros encontrados nas gomas incluíam poliolefinas, como polietileno e polipropileno, comuns em plásticos.
Especialistas em saúde, como Tracey Woodruff, expressaram preocupação com a presença de microplásticos em alimentos, enfatizando que a goma de mascar pode aumentar a exposição já existente a esses materiais. Dana Hunnes, nutricionista da UCLA, sugeriu que as pessoas considerem reduzir ou evitar o consumo de goma de mascar, especialmente crianças, que podem ser mais vulneráveis aos efeitos dessas substâncias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.