20 de abr 2025
Cor da água revela qualidade e segurança para nadar em lagos e praias
Pesquisadores monitoram a qualidade da água em lagos, como o High Rock, usando a cor da água para detectar algas nocivas e proteger a saúde pública.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Cor da água revela qualidade e segurança para nadar em lagos e praias
Ouvir a notícia
Cor da água revela qualidade e segurança para nadar em lagos e praias - Cor da água revela qualidade e segurança para nadar em lagos e praias
Cor da água revela qualidade e riscos em lagos e praias
Pesquisadores utilizam a cor da água como ferramenta para monitorar a qualidade de lagos e praias, identificando níveis de contaminação e alertando sobre riscos à saúde pública. A iniciativa busca entender a segurança para atividades como natação e pesca.
A cor da água fornece informações sobre seu conteúdo, como partículas de terra, rocha e material vegetal, que interagem com a luz solar. A análise da dispersão da luz permite identificar a presença de sedimentos, clorofila e matéria orgânica.
Em águas com muitos sedimentos, como no rio Missouri, a luz refletida apresenta tons amarelados e avermelhados, conferindo uma aparência turva. Já em águas mais puras, a cor predominante é o azul, como no lago Crater, em Oregon.
A presença excessiva de matéria vegetal, impulsionada por nutrientes de fertilizantes, pode levar ao crescimento de algas nocivas, como no lago Okeechobee, na Flórida. Essas algas podem produzir toxinas prejudiciais à saúde humana e à vida aquática.
A professora Courtney Di Vittorio, da Universidade de Wake Forest, lidera estudos no lago High Rock, na Carolina do Norte, onde o crescimento de algas tem sido crescente. A pesquisadora e seus alunos utilizam imagens de satélite e amostras de água para mapear a qualidade da água.
Os mapas gerados auxiliam as autoridades estaduais a monitorar os níveis de clorofila e a implementar medidas para proteger a população. A cor da água se torna, assim, um indicador crucial para a gestão e preservação dos recursos hídricos.
A análise da cor da água permite identificar áreas com excesso de nutrientes e alertar sobre o risco de proliferação de algas tóxicas. A iniciativa contribui para a proteção da saúde pública e a preservação dos ecossistemas aquáticos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.