19 de jun 2025
Mounjaro e Wegovy podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais femininos
Órgão regulador do Reino Unido alerta sobre gravidez inesperada em usuárias de Wegovy e Mounjaro devido à redução da eficácia de anticoncepcionais orais.

O órgão regulador médico do Reino Unido emitiu um alerta para as mulheres que tomam anticoncepcionais por via oral e fazem uso de medicamentos para perda de peso (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Mounjaro e Wegovy podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais femininos
Ouvir a notícia
Mounjaro e Wegovy podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais femininos - Mounjaro e Wegovy podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais femininos
Medicações para perda de peso, como Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida), estão em alta, mas o uso por mulheres em idade reprodutiva gera preocupações. O órgão regulador do Reino Unido emitiu novas orientações após receber 40 relatos de gravidez inesperada associadas a esses medicamentos. A principal preocupação é a redução da eficácia dos anticoncepcionais orais.
Essas medicações atuam imitando o hormônio GLP-1, que ajuda a controlar o apetite. A tirzepatida, além disso, influencia outro hormônio, o GIP, potencializando a supressão do apetite. O impacto dessas drogas no esvaziamento gástrico pode afetar a absorção de medicamentos, incluindo anticoncepcionais. Um estudo recente mostrou que a tirzepatida reduziu em 20% a quantidade de etinilestradiol na corrente sanguínea e aumentou o tempo necessário para sua absorção.
Os efeitos colaterais, como vômitos e diarreia, que afetam 12% e 23% dos pacientes, respectivamente, também podem interferir na absorção de anticoncepcionais orais. Por isso, recomenda-se que mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais adotem métodos contraceptivos adicionais durante o uso dessas medicações.
Além disso, a perda de peso pode aumentar a fertilidade, tornando as mulheres mais suscetíveis a gestações indesejadas, independentemente do uso de anticoncepcionais. Anticoncepcionais não orais, como DIUs e preservativos, não são afetados por essas medicações. As mulheres que iniciam o uso de semaglutida ou tirzepatida devem considerar métodos contraceptivos adicionais por quatro semanas, período em que os efeitos colaterais são mais intensos.
Diante da falta de evidências sobre a segurança dessas medicações durante a gravidez, é aconselhável que mulheres que engravidarem enquanto usam drogas para perda de peso consultem um médico para discutir alternativas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.