Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Pedágios free flow começam a operar na Raposo Tavares a partir de 1º de outubro

Sistema de pedágio free flow promete reduzir filas e emissões, com descontos para motoristas frequentes e isenção para motos.

Pedágio de passagem livre instalado na rodovia Raposo Tavares, na região metropolitana de Sorocaba (Foto: Reprodução)
0:00
Carregando...
0:00
  • Três pórticos de pedágio free flow começam a operar na rodovia Raposo Tavares em 1º de outubro.
  • Os pórticos estão localizados em São Roque (Km 47,6), Alumínio (Km 79,1) e Araçoiaba da Serra (Km 111,9).
  • O sistema permite cobrança automática, eliminando filas e utilizando câmeras para identificar placas de veículos.
  • Motoristas com tag eletrônica terão desconto de 5% e até 20% para usuários frequentes. Motos estão isentas de pagamento.
  • As praças de pedágio tradicionais serão desativadas em até seis meses, e a concessionária Sorocabana manterá os preços atuais.

Três pórticos de pedágio free flow começam a operar na rodovia Raposo Tavares a partir de 1º de outubro. Localizados em São Roque (km 47,6), Alumínio (km 79,1) e Araçoiaba da Serra (km 111,9), esses pórticos substituirão as praças de pedágio tradicionais, permitindo a cobrança automática e eliminando filas.

O novo sistema utiliza câmeras para identificar placas de veículos em movimento ou sinais de tags, semelhantes aos usados em pedágios convencionais. Para motoristas com tags válidas, a cobrança será feita automaticamente. Aqueles sem o dispositivo terão um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento. A concessionária Sorocabana, responsável pela rodovia, informa que os preços permanecem os mesmos, mas agora são cobrados em ambos os sentidos.

Descontos e Isenções

Motoristas com tag eletrônica terão 5% de desconto básico e até 20% de desconto adicional para usuários frequentes que utilizam o mesmo pórtico mais de uma vez no mesmo sentido dentro de um mês. Motos estão isentas do pagamento. As praças de pedágio tradicionais serão desativadas gradualmente em até seis meses.

A concessionária destaca que esse modelo elimina paradas obrigatórias, reduzindo emissões de poluentes e promovendo uma nova fase para a rodovia. Além disso, cinco pórticos de monitoramento, sem cobrança, estão sendo instalados para estudar a fluidez do tráfego.

Expansão do Sistema

O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas, já havia iniciado a implementação do sistema Siga Fácil em outras rodovias estaduais. Desde setembro do ano passado, o modelo foi adotado na SP-333 e em outros trechos, com a meta de instalar 58 pórticos até 2030.

Na rodovia Presidente Dutra, a cobrança em 21 pórticos está prevista para começar até o fim do ano, abrangendo um trecho de 25 quilômetros entre São Paulo e Arujá. O novo sistema promete modernizar a cobrança e melhorar a experiência dos motoristas nas estradas paulistas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais