18 de jul 2025
Planned Parenthood luta para garantir continuidade de fundos do Medicaid em disputa judicial
Corte de financiamento do Medicaid leva Planned Parenthood a fechar clínicas, enquanto tribunal decide sobre liminar para bloquear a medida.
A bandeira do Missouri e a bandeira americana tremulam do lado de fora da Planned Parenthood em St. Louis, em 24 de junho de 2022. (Foto: AP Photo/Jeff Roberson, File)
Ouvir a notícia:
Planned Parenthood luta para garantir continuidade de fundos do Medicaid em disputa judicial
Ouvir a notícia
Planned Parenthood luta para garantir continuidade de fundos do Medicaid em disputa judicial - Planned Parenthood luta para garantir continuidade de fundos do Medicaid em disputa judicial
BOSTON (AP) — A Planned Parenthood enfrenta cortes significativos em seu financiamento do Medicaid devido a uma nova provisão na legislação fiscal de Donald Trump. Um tribunal federal em Boston está analisando um processo que busca bloquear esses cortes, que têm causado o fechamento de clínicas em várias regiões.
Os advogados da Planned Parenthood argumentam que a interrupção do financiamento prejudicaria pacientes vulneráveis que já têm opções limitadas de saúde. A organização, que recebeu mais de 800 mil dólares do Medicaid em 2023, afirma que a nova regra visa especificamente suas clínicas, que oferecem serviços essenciais de planejamento familiar, como contracepção e testes de gravidez.
Embora a Planned Parenthood não seja mencionada diretamente na legislação, seus líderes afirmam que a medida afeta suas quase 600 unidades em 48 estados. Durante a audiência, o juiz Indira Talwani questionou os advogados do governo sobre o que seria necessário para que as clínicas continuassem a receber os fundos, levantando a possibilidade de que a interrupção de abortos não fosse suficiente.
Impacto nas Clínicas
A situação se agravou após o anúncio do fechamento de duas clínicas da Planned Parenthood em Ohio, que foram forçadas a encerrar as atividades devido a cortes estaduais e federais. A presidente da Planned Parenthood de Southwest Ohio, Nan Whaley, destacou que a decisão foi extremamente difícil e resultado de pressões políticas.
O juiz Talwani já concedeu uma ordem de restrição temporária, bloqueando os cortes por duas semanas. A decisão final sobre um pedido de liminar deve ocorrer em breve, enquanto o processo judicial avança. A Planned Parenthood e seus aliados continuam a lutar contra o que consideram uma tentativa de desmantelar serviços críticos para a saúde da população.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.