05 de jun 2025
Demissões de técnicos no Brasil superam média das principais ligas da Europa
Demissões de técnicos no Campeonato Brasileiro de 2025 superam ligas europeias, com 65% dos clubes mantendo seus treinadores.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Demissões de técnicos no Brasil superam média das principais ligas da Europa
Ouvir a notícia
Demissões de técnicos no Brasil superam média das principais ligas da Europa - Demissões de técnicos no Brasil superam média das principais ligas da Europa
O Campeonato Brasileiro de 2025 apresenta um cenário instável para os técnicos, com dados de demissões que superam ligas europeias. Um estudo do CIES Football Observatory revela que 65% dos clubes ainda não trocaram de treinador, destacando a situação crítica em comparação com ligas como a Turquia e Portugal.
Recentemente, a demissão de António Oliveira do Sport foi confirmada, aumentando o número de mudanças no comando técnico. O levantamento do CIES analisou as demissões nas principais ligas europeias e constatou que o Campeonato Turco teve a maior média de trocas, com 2,16 técnicos por time. Em contrapartida, o Campeonato Brasileiro, com 20 clubes, apresenta uma média de 1,45 técnicos por equipe.
A pesquisa também mostrou que, até o momento, treze clubes no Brasileirão mantiveram seus treinadores desde o início da competição. Isso contrasta com a La Liga, onde 75% dos clubes não demitiram seus técnicos. A média de permanência dos treinadores no cargo no Brasil é de 0,85 anos, inferior à média de outras ligas, como a Espanha, onde a média é de 2,4 anos.
O estudo revela que, entre as dez principais ligas da Europa, o Brasil se destaca por ter um número considerável de clubes que ainda não mudaram de técnico. A situação atual reflete um ambiente de pressão e instabilidade, que pode impactar o desempenho das equipes ao longo da temporada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.