Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Arboleda afastado da seleção do Equador e sem cotação para a Copa

Afastado da seleção do Equador desde 2024 após festa nos EUA com menor, Arboleda não foi convocado para a Copa e treina separado no São Paulo, buscando novo clube

Arboleda em jogo pela seleção do Equador: ele não joga pelo seu país desde 2024 — Foto: Violeta Santos Moura/Reuters
0:00
Carregando...
0:00
  • Arboleda, zagueiro de 34 anos, está afastado pelo São Paulo por indisciplina e não foi convocado para a Copa do Mundo.
  • Em março de 2024, foi flagrado em uma boate em Nova Iorque ao lado de Kendry Paez, de 16 anos, e Gonzalo Plata; o episódio ocorreu em folga, segundo o atleta.
  • A Federação equatoriana disse que as imagens vão contra os valores da entidade e não o chamou desde então; Paez e Plata foram convocados e estarão na Copa.
  • No São Paulo, o jogador era titular, mas em 2026 se ausentou por quase um mês sem justificação, foi afastado e voltou a treinar separado.
  • O clube busca um novo clube para Arboleda; contrato vai até o fim de 2025 e ele não deve mais vestir a camisa do time.

O zagueiro Arboleda, de 34 anos, não foi chamado pela seleção do Equador desde 2024. O motivo está ligado a um episódio fora de campo envolvendo festa nos Estados Unidos e indisciplina apontada pela Federação Equatoriana.

Em março de 2024, um dia após a derrota da seleção para a Itália por 2 a 0, em Nova Jersey, Arboleda foi visto em uma boate de Nova York ao lado do meio-campista Kendry Paez, 16 anos, e do atacante Gonzalo Plata, atualmente no Flamengo. As imagens geraram repercussão no país.

A Federação do Equador informou que o ocorrido contraria os valores da entidade e que analisaria o caso até a próxima convocação. Como resultado, Arboleda nunca mais integrou a equipe nacional. Paez e Plata seguiram sendo convocados.

Afastamento e atualidade no São Paulo

No São Paulo, Arboleda permaneceu como titular por mais uma temporada após o episódio. Em 2026, porém, ocorreu novo episódio de indisciplina: o zagueiro ficou quase um mês ausente de treinamentos no Equador, sem justificar a ausência.

O clube paulista notificou o jogador diversas vezes sem retorno. Perto de completar 30 dias longe das atividades, ele retornou, foi afastado e atualmente treina separado. A previsão é a de que ele volte ao Equador para férias ligadas à Copa do Mundo.

Situação contratual e futuro

O São Paulo busca um novo clube para Arboleda, já que o contrato dele se encerra no fim do próximo ano. Enquanto isso, o jogador permanece afastado das atividades da equipe, com o foco agora em definir seu caminho profissional pós-Copa.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais