- João Fonseca, aos 19 anos, atingiu a 25ª posição no ranking mundial e chegou às quartas de Roland Garros, tornando-se o melhor sul-americano.
- Com o feito, encerra o jejum de 11 anos do Brasil na liderança da América do Sul, último brasileiro a liderar o continente foi Thomaz Bellucci, em outubro de 2015.
- Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a chegar às quartas de um Grand Slam em 22 anos, desde Gustavo Kuerten em 2004.
- Na projeção de ranking sul-americano, o brasileiro aparece na liderança, com Cerúndolo, Etcheverry, Tabilo e Navone logo atrás.
- O novo momento leva Fonseca à temporada na grama europeia, com o ATP 500 de Halle pela frente, visando preparar Wimbledon.
João Fonseca encerrou um jejum de 11 anos para o tênis brasileiro ao chegar às quartas de final de Roland Garros, o que o colocou pela primeira vez no topo da América do Sul no ranking da ATP. O carioca de 19 anos atingiu a 25ª posição mundial em tempo real, após vencer adversários no Grand Slam francês.
A confirmação veio com a subida após o torneio, que derrubou o argentino Francisco Cerúndolo e consolidou Fonseca como o melhor sul-americano. O período entre outubro de 2015, quando Thomaz Bellucci liderou, e hoje foi marcado pela dominance de argentinos e chilenos no continente.
Durante o Roland Garros, Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar as quartas de final de um Grand Slam masculino em 22 anos, desde Gustavo Kuerten em 2004. O desempenho também impulsionou o Brasil à liderança regional, à frente de Cerúndolo, Etcheverry, Tabilo e Navone.
Quebra de jejum e liderança sul-americana
A campanha no saibro parisiense elevou Fonseca ao topo entre sul-americanos, mesmo com a atualização oficial prevista para a próxima segunda-feira. A vitória parcial dele ocorreu a partir da 30ª posição, com subida de cinco lugares no ranking.
No cenário continental, o brasileiro aparece à frente de Cerúndolo e de outros nomes que compõem o pelotão da região. A mudança sinaliza um novo momento para o tênis do país, que busca consolidar promessas da nova geração.
Próximos passos
Após o fim de Roland Garros, Fonseca segue para a temporada de grama na Europa. O próximo compromisso é o ATP 500 de Halle, na Alemanha, torneio que funciona como preparação para Wimbledon, marcando mais um capítulo da ascensão do jogador no circuito.
Entre na conversa da comunidade