Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Fonseca encerra jejum de 11 anos do tênis brasileiro após Roland Garros

João Fonseca encerra jejum de 11 anos e lidera o ranking sul-americano da ATP após chegar às quartas de Roland Garros, primeiro brasileiro no topo continental desde 2015

João Fonseca vibrando em ponto vencido no duelo contra Novak Djokovic, válido pela terceira rodada da chave de simples de Roland Garros
0:00
Carregando...
0:00
  • João Fonseca, aos 19 anos, atingiu a 25ª posição no ranking mundial e chegou às quartas de Roland Garros, tornando-se o melhor sul-americano.
  • Com o feito, encerra o jejum de 11 anos do Brasil na liderança da América do Sul, último brasileiro a liderar o continente foi Thomaz Bellucci, em outubro de 2015.
  • Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a chegar às quartas de um Grand Slam em 22 anos, desde Gustavo Kuerten em 2004.
  • Na projeção de ranking sul-americano, o brasileiro aparece na liderança, com Cerúndolo, Etcheverry, Tabilo e Navone logo atrás.
  • O novo momento leva Fonseca à temporada na grama europeia, com o ATP 500 de Halle pela frente, visando preparar Wimbledon.

João Fonseca encerrou um jejum de 11 anos para o tênis brasileiro ao chegar às quartas de final de Roland Garros, o que o colocou pela primeira vez no topo da América do Sul no ranking da ATP. O carioca de 19 anos atingiu a 25ª posição mundial em tempo real, após vencer adversários no Grand Slam francês.

A confirmação veio com a subida após o torneio, que derrubou o argentino Francisco Cerúndolo e consolidou Fonseca como o melhor sul-americano. O período entre outubro de 2015, quando Thomaz Bellucci liderou, e hoje foi marcado pela dominance de argentinos e chilenos no continente.

Durante o Roland Garros, Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar as quartas de final de um Grand Slam masculino em 22 anos, desde Gustavo Kuerten em 2004. O desempenho também impulsionou o Brasil à liderança regional, à frente de Cerúndolo, Etcheverry, Tabilo e Navone.

Quebra de jejum e liderança sul-americana

A campanha no saibro parisiense elevou Fonseca ao topo entre sul-americanos, mesmo com a atualização oficial prevista para a próxima segunda-feira. A vitória parcial dele ocorreu a partir da 30ª posição, com subida de cinco lugares no ranking.

No cenário continental, o brasileiro aparece à frente de Cerúndolo e de outros nomes que compõem o pelotão da região. A mudança sinaliza um novo momento para o tênis do país, que busca consolidar promessas da nova geração.

Próximos passos

Após o fim de Roland Garros, Fonseca segue para a temporada de grama na Europa. O próximo compromisso é o ATP 500 de Halle, na Alemanha, torneio que funciona como preparação para Wimbledon, marcando mais um capítulo da ascensão do jogador no circuito.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais