27 de jan 2025
Léo, do Athletico, registra queixa de racismo e clama por respeito e igualdade
O zagueiro Léo, do Athletico, foi alvo de injúria racial durante clássico. A Polícia Civil intimou um suspeito, que deve depor em breve. O Coritiba colaborou, fornecendo imagens de segurança para a investigação. O Athletico usará uniforme preto com a mensagem "Não ao racismo" em apoio. Clubes e autoridades repudiaram o ato, buscando identificação e punição do agressor.
Léo, zagueiro do Athletico (Foto: Jairton Conceição/RPC)
Ouvir a notícia:
Léo, do Athletico, registra queixa de racismo e clama por respeito e igualdade
Ouvir a notícia
Léo, do Athletico, registra queixa de racismo e clama por respeito e igualdade - Léo, do Athletico, registra queixa de racismo e clama por respeito e igualdade
O zagueiro Léo, do Athletico, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) após ser vítima de injúria racial durante o clássico contra o Coritiba, no último sábado. O jogador foi chamado de "macaco" após ser expulso no empate em 0 a 0, e destacou a importância de "respeito e igualdade" em sua declaração. Léo afirmou que tomará medidas contra o autor das ofensas, que ainda não foi identificado.
Após o incidente, o Coritiba colaborou com a Demafe, fornecendo imagens de câmeras de segurança para ajudar na identificação do torcedor responsável. O delegado Luiz Carlos de Oliveira informou que um pedido de prisão preventiva será solicitado assim que o suspeito for identificado. Ele enfatizou que "não é mais permissível que tenhamos, no século XXI, atos de racismo".
O Athletico se manifestou, afirmando que está tomando todas as providências para que os responsáveis sejam punidos. O Coritiba também repudiou o ato, ressaltando que o racismo não deve ter espaço no futebol. A Federação Paranaense de Futebol e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também se pronunciaram, pedindo a identificação e punição dos envolvidos.
Em solidariedade a Léo, o Athletico anunciou que usará um uniforme preto com a mensagem "Não ao racismo" no próximo jogo contra o Cianorte. O clube declarou que essa ação é um apoio a todos que sofrem com o racismo e reforçou seu compromisso em promover uma sociedade antirracista.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.