15 de mai 2025
Torcedor chileno é preso por gestos racistas durante jogo no Maracanã
Torcedor chileno é preso no Maracanã por gestos racistas durante jogo. A prisão é a primeira após campanha de combate ao racismo no futebol.
Promotoria monitora partida entre Fluminense e Unión Española, no Maracanã, para reprimir atos racistas de torcedores (Foto: Divulgação/MP-RJ)
Ouvir a notícia:
Torcedor chileno é preso por gestos racistas durante jogo no Maracanã
Ouvir a notícia
Torcedor chileno é preso por gestos racistas durante jogo no Maracanã - Torcedor chileno é preso por gestos racistas durante jogo no Maracanã
Um torcedor chileno foi preso no Maracanã durante a partida entre Fluminense e Unión Española, realizada na Copa Sul-Americana, por fazer gestos racistas. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva pelo Juizado Especial do Torcedor, sem prazo para término. O acusado, identificado como Baltazar Martin Garcês Lopez, foi detido após seguranças privados acionarem a Polícia Militar ao perceberem os gestos ofensivos.
A Promotoria do Estado do Rio de Janeiro está monitorando o evento para coibir atos racistas. Após análise das imagens do Centro de Comando e Controle do Maracanã, promotores de Justiça presentes no estádio solicitaram a condução do torcedor para uma audiência de custódia. A promotora de Justiça de plantão pediu a conversão da prisão em preventiva.
Esta prisão é a primeira ação após o lançamento da campanha "Estamos vigilantes", promovida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). A iniciativa visa a prevenção e repressão ao racismo durante as competições esportivas. O MP-RJ, em parceria com a Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT/CI2), realizou visitas técnicas aos estádios para aprimorar o sistema de monitoramento.
Márcio Almeida, coordenador do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor, afirmou que a campanha busca empoderar os torcedores a agirem contra o racismo. "Quando todos percebem esse movimento, temos uma grande mobilização para que a prática do racismo seja efetivamente reprimida de nossas praças esportivas", destacou Almeida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.