16 de mai 2025
Chileno é denunciado por racismo durante jogo da Copa Sul-Americana no Maracanã
Torcedor chileno é denunciado por racismo após gestos ofensivos em jogo no Maracanã; MP pede prisão e proibição de eventos esportivos.
O Fluminense derrotou o Unión Española por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana (Foto: Guito Moreto/14.05.2025)
Ouvir a notícia:
Chileno é denunciado por racismo durante jogo da Copa Sul-Americana no Maracanã
Ouvir a notícia
Chileno é denunciado por racismo durante jogo da Copa Sul-Americana no Maracanã - Chileno é denunciado por racismo durante jogo da Copa Sul-Americana no Maracanã
O torcedor chileno Baltazar Martín Garcés López, do Unión Española, foi denunciado pelo Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST) por racismo. A denúncia ocorreu após a partida contra o Fluminense, realizada no Maracanã, na última terça-feira, onde o time carioca venceu por 2 a 0.
Baltazar já havia sido preso no dia do jogo por seguranças do estádio. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) solicitou a manutenção da prisão preventiva do torcedor e a proibição de frequentar eventos esportivos por três anos. A acusação afirma que ele fez gestos ofensivos, imitando um macaco e simulando o ato de descascar uma banana em direção aos torcedores rivais.
O GAEDEST destacou que, devido a essas ações, Baltazar está sujeito às sanções previstas no artigo 20, § 2º-A, da Lei nº 7.716/1989, que trata do racismo, com pena de dois a cinco anos de prisão. Este jogo foi o primeiro da campanha “Estamos Vigilantes”, lançada pelo MP-RJ, que visa a prevenção e repressão ao racismo em partidas da Copa Sul-Americana e Libertadores no Rio de Janeiro.
Promotores de Justiça do GAEDEST estarão presentes em todos os jogos nos estádios cariocas para monitorar as arquibancadas e agir em casos de atos racistas e xenofóbicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.