03 de fev 2025
Evento paralímpico no Cristo Redentor é cancelado devido à falta de acessibilidade
O Comitê Paralímpico Brasileiro completa 30 anos em fevereiro de 2024. Evento no Cristo Redentor foi cancelado por falta de acessibilidade. Cadeirantes enfrentam dificuldades, mesmo com elevadores instalados. Emenda de R$ 3,8 milhões de Romário em 2016 não foi autorizada. ICMBio impediu adaptações necessárias para garantir acessibilidade.
Cristo Redentor à luz do pôr do sol: cartão-postal do Rio foi fotografado em diversos ângulos. (Foto: Vitor Marigo)
Ouvir a notícia:
Evento paralímpico no Cristo Redentor é cancelado devido à falta de acessibilidade
Ouvir a notícia
Evento paralímpico no Cristo Redentor é cancelado devido à falta de acessibilidade - Evento paralímpico no Cristo Redentor é cancelado devido à falta de acessibilidade
O Comitê Paralímpico Brasileiro celebra trinta anos de fundação no próximo sábado, 09 de fevereiro. Um evento estava programado para ocorrer no Cristo Redentor, mas a falta de acessibilidade do monumento impediu a realização. Embora elevadores e escadas rolantes tenham sido instalados, cadeirantes ainda enfrentam dificuldades para alcançar o topo.
A situação é tão crítica que, segundo relatos, nem o Papa Francisco conseguiria acessar o Cristo utilizando a cadeira de rodas que utiliza no Vaticano. Em 2016, o senador Romário apresentou uma emenda para adaptar as escadas do monumento, com um investimento estimado em R$ 3,8 milhões. A proposta incluía degraus duplos e mais largos, facilitando a locomoção independente de pessoas com deficiência.
Além das escadas, o projeto previa a construção de banheiros acessíveis e um posto de pronto atendimento para emergências de saúde. No entanto, informações indicam que o ICMBio não autorizou a Arquidiocese a realizar as obras necessárias para garantir a acessibilidade no local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.