29 de abr 2025
Giro d'Italia homenageia Papa Francisco com passagem inédita pela Cidade do Vaticano
Giro d'Italia fará passagem inédita pelos jardins do Vaticano em homenagem ao Papa Francisco, com mais de 150 ciclistas em junho de 2025.
Denis Menchov, da Rússia, passa em frente à Basílica de São Pedro durante a última etapa do Giro d'Italia, uma prova de ciclismo na Itália, um contrarrelógio individual em Roma, em 31 de maio de 2009. (Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino, File)
Ouvir a notícia:
Giro d'Italia homenageia Papa Francisco com passagem inédita pela Cidade do Vaticano
Ouvir a notícia
Giro d'Italia homenageia Papa Francisco com passagem inédita pela Cidade do Vaticano - Giro d'Italia homenageia Papa Francisco com passagem inédita pela Cidade do Vaticano
O Giro d'Italia de 2025 fará uma passagem histórica pelos jardins do Vaticano em homenagem ao falecido Papa Francisco. O evento ocorrerá no dia 1º de junho, com mais de 150 ciclistas percorrendo três quilômetros em uma área raramente vista pelo público. As imagens serão transmitidas ao vivo para todo o mundo.
O diretor do Giro, Mauro Vegni, revelou que a ideia original era que o Papa Francisco desse a largada para a etapa final, promovendo o Vaticano durante o Ano Santo de 2025. No entanto, com a morte do Papa na semana passada, o evento se tornará uma homenagem a ele. "Será um tributo a Francisco", afirmou Vegni.
Os ciclistas entrarão no Vaticano pelo portão Petriano, passarão pela Basílica de São Pedro e subirão até os jardins, saindo pelo portão Perugino. A passagem ocorrerá durante um período neutralizado, antes do início oficial da etapa, para evitar acidentes. A etapa final seguirá um percurso de 143 quilômetros até o centro de Roma, com a chegada próxima ao Coliseu.
A presença do Giro no Vaticano destaca o crescente interesse da Igreja no esporte. O bispo Paul Tighe, da Secretaria para a Cultura e Educação do Vaticano, comentou que o evento reflete a importância do esporte na celebração de conquistas humanas. "É uma forma de conectar a realidade do esporte com a fé", disse Tighe.
A corrida já teve passagens anteriores pelo Vaticano, mas nunca antes havia se aprofundado tanto na cidade. As negociações para a realização do evento foram complexas, mas a paixão do Papa pelo projeto facilitou o processo. A cobertura da corrida será feita pela equipe de mídia do Vaticano, com restrições para veículos de equipe e fotógrafos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.