27 de mar 2025
Federação Internacional de Atletismo implementa testes genéticos para atletas mulheres
Atletas mulheres terão que passar por teste genético para detectar o gene SRY, reforçando regras de elegibilidade nas competições femininas.
Conselho da World Athletics se reuniu em Nanjing, China, onde também aconteceram provas de atletismo. (Foto: Fu Tian/China News Service/VCG/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Federação Internacional de Atletismo implementa testes genéticos para atletas mulheres
Ouvir a notícia
Federação Internacional de Atletismo implementa testes genéticos para atletas mulheres - Federação Internacional de Atletismo implementa testes genéticos para atletas mulheres
A World Athletics anunciou que, em breve, atletas mulheres precisarão realizar um teste genético para competir em eventos da categoria feminina. O presidente da entidade, Sebastian Coe, fez o anúncio após uma reunião do conselho, que visa reforçar as regras de elegibilidade no atletismo. O teste buscará identificar a presença do gene SRY, que determina o sexo masculino biológico, e será exigido apenas uma vez na carreira da atleta.
Coe, que recentemente perdeu as eleições para a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que os regulamentos detalhados serão divulgados em breve. A federação está em busca de empresas que possam realizar a testagem, que poderá ser feita por meio de análise de saliva ou sangue seco. O objetivo da medida, segundo Coe, é “proteger obstinadamente a categoria feminina”.
Desde 2023, a World Athletics já proíbe a participação de atletas transgêneros que passaram pela puberdade masculina em competições femininas. Além disso, atletas com DSD (diferenças no desenvolvimento sexual), como a sul-africana Caster Semenya, enfrentam restrições. Semenya, que é bicampeã olímpica nos 800 metros, deve reduzir seus níveis elevados de andrógenos, como a testosterona, mas se recusa a cumprir as exigências e está proibida de competir desde 2018.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.