25 de jan 2025
Novas bebidas sem álcool oferecem sabores sofisticados e alternativas ao aperitivo tradicional
A pandemia de Covid 19 aumentou a demanda por bebidas sem álcool, promovendo moderação. Marcas como Sober Spirits e Seedlip oferecem opções complexas e menos açucaradas. Bebidas "espelho" imitam sabores de destilados, mas são mais leves e aquosas. Preços de bebidas sem álcool são similares a versões premium, devido a técnicas complexas. Novas criações naturais utilizam ingredientes orgânicos e métodos artesanais, ampliando opções.
"JNPR é uma marca pioneira na linha de aperitivos sem álcool. (Foto: Reprodução)"
Ouvir a notícia:
Novas bebidas sem álcool oferecem sabores sofisticados e alternativas ao aperitivo tradicional
Ouvir a notícia
Novas bebidas sem álcool oferecem sabores sofisticados e alternativas ao aperitivo tradicional - Novas bebidas sem álcool oferecem sabores sofisticados e alternativas ao aperitivo tradicional
A demanda por bebidas não alcoólicas com complexidade aromática e baixo teor de açúcar está crescendo no Brasil, especialmente após a pandemia de Covid-19. Segundo Jérôme Cuny, especialista em bebidas sem álcool, muitos brasileiros perceberam que reduzir o consumo de álcool é uma forma de cuidar da saúde. Essa mudança de comportamento impulsionou o surgimento de uma nova gama de produtos, que imitam bebidas alcoólicas conhecidas, como gin e whisky, mas com características próprias.
As chamadas bebidas espelho são uma das inovações nesse mercado. Marcas como Sober Spirits, JNPR, Seedlip e versões zero grau de gins tradicionais estão se destacando. Didier Ghorbanzadeh, da La Maison du Whisky, ressalta que, embora esses produtos sejam interessantes em coquetéis, podem decepcionar se consumidos puros, devido à sua leveza em comparação aos destilados. O preço dessas bebidas é similar ao de versões alcoólicas premium, justificado pela complexidade de produção.
Essas bebidas podem ser feitas de duas formas: a partir de um destilado que é desalcoolizado ou através da destilação de plantas e especiarias, misturadas com água. Clémence Quinonéro, da Federação dos Spiritueux, explica que produtos que nunca passaram por destilação alcoólica não podem ser chamados de "spirituosos sem álcool". Além disso, as normas proíbem que essas bebidas usem o nome dos destilados que imitam.
Por outro lado, as bebidas criativas estão ganhando espaço com composições naturais, sem aditivos artificiais. Elas utilizam ingredientes como frutas e especiarias, muitas vezes orgânicos, e são apresentadas em embalagens sofisticadas. Entre as opções estão kombuchas, kéfirs, tonics e sodas, que oferecem uma variedade de sabores intensos e surpreendentes, refletindo a crescente busca por alternativas saudáveis e saborosas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.