02 de jul 2025

Macunaíma é eleito o melhor drinque e se destaca na coquetelaria moderna
O drinque Macunaíma, do bar Boca de Ouro, se destaca como o melhor coquetel do Prêmio Paladar 2025, refletindo a cultura brasileira.

Macunaíma, do bar Boca de Ouro, eleito o melhor drinque, na trilha Honra ao Mérito, do Prêmio Paladar. (Foto: Leo Martins/Estadão)
Ouvir a notícia:
Macunaíma é eleito o melhor drinque e se destaca na coquetelaria moderna
Ouvir a notícia
Macunaíma é eleito o melhor drinque e se destaca na coquetelaria moderna - Macunaíma é eleito o melhor drinque e se destaca na coquetelaria moderna
O Macunaíma, drinque criado no bar Boca de Ouro, em São Paulo, foi eleito o melhor drinque na trilha Honra ao Mérito do Prêmio Paladar 2025. A combinação de cachaça, Fernet, xarope de açúcar e limão destaca-se pela simplicidade e originalidade, consolidando sua popularidade em todo o Brasil.
O coquetel, que surgiu em 2014, reflete a diversidade cultural brasileira. Criado por Arnaldo Hirai e Renato Martins, o Macunaíma nasceu em um bar que inicialmente focava em cervejas. A receita, batida com força para criar uma espuminha no topo, é servida em copo baixinho, sem gelo. Assim como o personagem de Mário de Andrade, o drinque é um “anti-herói” da coquetelaria, com um sucesso que surpreendeu até seus criadores.
O Macunaíma rapidamente conquistou os bartenders e se tornou um clássico moderno da coquetelaria nacional. Gilberto Amendola, jornalista especializado, destaca que o drinque captura a essência do que todo bartender deseja: criar um clássico por meio da simplicidade. Essa combinação de sabores e a história por trás do coquetel são parte do que o torna emblemático.
O bar Boca de Ouro, localizado em Pinheiros, é o lugar ideal para experimentar o Macunaíma. Além do drinque, o bolovo da casa é uma excelente opção para acompanhar a experiência etílica. O bar funciona de terça a sábado, das 18h à 0h, e é um espaço onde Hirai prepara o Macunaíma e outros coquetéis com maestria.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.