09 de fev 2025
Idosa gaúcha realiza sonho e entra no mar pela primeira vez aos 100 anos
Dona Walterlina, gaúcha de 1925, realizou sonho de tomar banho de mar. Apoio familiar e Sesc/RS foram essenciais para a experiência em Tramandaí. Serviço de banhos acessíveis promove inclusão para pessoas com mobilidade reduzida. A neta destaca a importância da acessibilidade em praias para idosos. Banhos acessíveis também estão disponíveis em outras localidades do RS.
Walterlina Porto da Silva, 99 anos, pela primeira vez no mar (Foto: Arquivo pessoal)
Ouvir a notícia:
Idosa gaúcha realiza sonho e entra no mar pela primeira vez aos 100 anos
Ouvir a notícia
Idosa gaúcha realiza sonho e entra no mar pela primeira vez aos 100 anos - Idosa gaúcha realiza sonho e entra no mar pela primeira vez aos 100 anos
Uma gaúcha prestes a completar 100 anos realizou um antigo sonho ao tomar um banho de mar na última quinta-feira (6), em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dona Walterlina Porto da Silva, nascida em 26 de fevereiro de 1925, superou o medo e compartilhou sua experiência com orgulho, após anos apenas molhando a ponta do pé na água.
Natural de Taquari, Walterlina viveu por cerca de quatro décadas em Brasília e atualmente reside em Porto Alegre. Ela se mantém ativa, conferindo as atividades domésticas e frequentando a academia duas vezes por semana. A dona de casa, que se dedicou a trabalhos manuais e à culinária, especialmente doces, tem um sobrinho e uma sobrinha que considera como filhos, além de dois netos e um bisneto.
O incentivo familiar e o serviço de banhos acessíveis oferecido pelo Sesc/RS foram fundamentais para que ela pudesse entrar no mar. Essa iniciativa gratuita é voltada para pessoas com dificuldade de mobilidade, como idosos e deficientes físicos, garantindo segurança e acesso à água com o acompanhamento de um técnico.
A neta de Walterlina, Luciana Fernandes, destacou a importância de melhorar a acessibilidade para idosos e pessoas com baixa mobilidade, ressaltando que muitas não conseguem aproveitar o verão devido à falta de condições. Além de Tramandaí, os banhos acessíveis estão disponíveis em Torres, Quintão, Balneário Pinhal, Laranjal e Barrinha.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.