10 de fev 2025
Trilhas no Parque Nacional da Tijuca oferecem sombra e vistas deslumbrantes no calor do Rio
A Trilha do Corcovado, reformada, atrai multidões com vistas deslumbrantes. A Trilha do Mirante da Cascatinha oferece um contato mais íntimo com a natureza. Ambas as trilhas exigem disposição, especialmente devido à inclinação do terreno. Trilha dos Estudantes e Caminho Dom Pedro Augusto são opções acessíveis e planas. O Parque Nacional da Tijuca se destaca como um refúgio natural no Rio de Janeiro.
A Cascata Mayrink é vista do mirante da Trilha da Cascatinha, no Parque da Floresta da Tijuca (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Trilhas no Parque Nacional da Tijuca oferecem sombra e vistas deslumbrantes no calor do Rio
Ouvir a notícia
Trilhas no Parque Nacional da Tijuca oferecem sombra e vistas deslumbrantes no calor do Rio - Trilhas no Parque Nacional da Tijuca oferecem sombra e vistas deslumbrantes no calor do Rio
O Parque Nacional da Tijuca (PNT) oferece opções para quem deseja aproveitar a natureza com conforto. A recém-reformada Trilha do Corcovado, que possui um mirante com vista para a Zona Sul, tem atraído muitos visitantes. Embora a distância de 1,1 km seja curta, a inclinação pode ser um desafio para aqueles que não estão em boa forma física.
Outra alternativa menos conhecida é a Trilha do Mirante da Cascatinha, que proporciona uma experiência mais isolada, cercada por florestas e montanhas, com destaque para a Cascata Mayrink. Este mirante pode ser acessado por três trilhas no setor floresta do PNT, sendo a mais curta de 700 metros, embora exigindo uma subida íngreme. A trilha mais longa, com 1,1 km, inicia na Capela Mayrink e oferece uma subida mais suave.
Para quem busca opções de trilhas curtas e sombreadas, o parque conta com a Trilha dos Estudantes e o Caminho Dom Pedro Augusto. Ambas são planas e cercadas por árvores, atraindo muitos pássaros. A Trilha dos Estudantes mede 876 metros e possui placas informativas sobre espécies locais, enquanto o Caminho Dom Pedro Augusto, com 630 metros, é a primeira trilha acessível do Brasil, projetada para ser mais ampla.
Essas trilhas são ideais para corridas, caminhadas e passeios, permitindo que os visitantes desfrutem da beleza natural do PNT sem grandes esforços. A variedade de opções atende tanto os que buscam desafios quanto aqueles que preferem um passeio tranquilo em meio à natureza.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.