22 de mar 2025
Barcelona enfrenta protestos e desafios com o turismo em meio a tensões locais
Protestos em Barcelona aumentam, com ataque a turistas e plano para dobrar taxa de turismo, enquanto a crise habitacional se agrava.
Lorena Sopena/Europa Press/Abaca/Sipa USA (Foto: Lorena Sopena/Europa Press/Abaca/Sipa USA)
Ouvir a notícia:
Barcelona enfrenta protestos e desafios com o turismo em meio a tensões locais
Ouvir a notícia
Barcelona enfrenta protestos e desafios com o turismo em meio a tensões locais - Barcelona enfrenta protestos e desafios com o turismo em meio a tensões locais
Em 2024, Barcelona viveu um aumento nas tensões entre moradores e turistas, culminando em protestos que incluíram um ataque simbólico com pistolas de água. A ação, que visava chamar a atenção para os efeitos do turismo excessivo, refletiu a frustração de muitos residentes que se sentem invadidos por visitantes. Mateu Hernández, diretor do Consórcio de Turismo de Barcelona, destacou que o turismo representa 14% da economia da cidade, gerando 150 mil empregos, mas também gerando preocupações sobre a recepção dos turistas.
Historicamente, o turismo em Barcelona era sustentável até os Jogos Olímpicos de 1992, que transformaram a cidade em um destino global. Desde então, o número de turistas cresceu exponencialmente, atingindo 16,1 milhões em 2019. No entanto, em 2024, esse número caiu para 15,5 milhões, possivelmente influenciado pelos protestos. A cidade, que agora tem 1,7 milhão de habitantes, enfrenta um dilema: como equilibrar os benefícios econômicos do turismo com as necessidades dos residentes.
Para lidar com a superlotação, a prefeitura propôs aumentar a taxa de turismo para 15 euros por noite, com parte da receita destinada a aliviar a crise habitacional. O aumento dos aluguéis, que subiram 68% na última década, é um dos principais problemas enfrentados pelos moradores. Jordi Valls, vice-prefeito de Barcelona, afirmou que “todos são bem-vindos, mas há um limite” para o número de turistas que a cidade pode suportar.
Mudanças estão sendo implementadas em locais turísticos, como a venda de ingressos antecipados para a Sagrada Família e o Parque Güell, visando controlar o fluxo de visitantes. Além disso, novas tecnologias, como sensores de movimento, foram instaladas em áreas de grande circulação, como La Rambla, para monitorar e gerenciar o tráfego de pessoas. Com a abertura de um novo terminal de cruzeiros e planos de expansão do aeroporto, as autoridades reconhecem que, apesar das tentativas de controle, “haverá mais turistas” na cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.