Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Fiesp critica tarifa zero para importação de veículos elétricos

Fiesp critica cotas zeradas para CKD/SKD de veículos elétricos, alegando insegurança jurídica e prejuízo à indústria nacional por seis meses

"Ao alterar de surpresa as regras do jogo, o governo federal viola a segurança jurídica, sabota a previsibilidade regulatória e penaliza toda a cadeia automotiva brasileira", disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (foto)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Fiesp criticou a renovação das cotas de importação com alíquota zero para veículos elétrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD), anunciada pelo Gecex-Camex e pelo MDIC.
  • As cotas valem por seis meses, a partir de 1º de julho, com limite de US$ 463 milhões; acima desse valor, aplicam-se 14% para CKD e 35% para SKD; carros montados ficam de fora.
  • A entidade afirmou que a medida prejudica a indústria nacional e desrespeita decisões anteriores do Gecex.
  • O governo já havia encerrado as cotas para kits de veículos elétricos em fevereiro de 2026 e, agora, mantém cotas zeradas por mais seis meses para CKD/SKD.
  • A discussão sobre tributação de veículos eletrificados começou em 2023; em 2025 houve antecipação da alíquota plena para 2027 para CKD/SKD.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) criticou a decisão do Gecex-Camex de renovar as cotas de importação com alíquota zero para veículos elétrificados desmontados e semidesmontados. A medida foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) na terça-feira, 23 de junho de 2026.

A Cota terá validade de seis meses, a partir de 1º de julho, e traz um limite de US$ 463 milhões. O benefício alcançará apenas CKD (carros totalmente desmontados) e SKD (semidesmontados). Acima do teto, permanecem as taxas de 35% para SKD e 14% para CKD. Carros montados continuam fora do regime.

Para a Fiesp, a decisão gera preocupação e prejudica a indústria que investe no Brasil, além de contrariar decisões anteriores do próprio Gecex, segundo nota enviada pela entidade. A entidade afirma que a mudança súbita compromete a previsibilidade regulatória e a segurança jurídica para a cadeia automotiva nacional, que já planejava investimentos com base nas regras vigentes.

Contexto e desdobramentos

A discussão sobre tributação de veículos eletrificados começou em 2023, com a revisão gradual do imposto de importação sobre híbridos e elétricos. Em 2025, o Gecex adiou para janeiro de 2027 a cobrança integral sobre kits CKD e SKD, mantendo, temporariamente, uma cota com isenção de imposto entre agosto de 2025 e janeiro de 2026. Agora, mesmo com a cobrança de 35% para carros importados montados a partir de julho, o governo reinstitui por mais seis meses a cota com imposto zero para kits.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais