Notícias

Caça F/A-18 da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobras de evasão

Caça F/A 18 da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobras para evitar ataque dos Hutis; todos os tripulantes estão a salvo.

O jato de caça F/A-18 Super Hornet. (Foto: Christopher Pike/Getty Images)

O jato de caça F/A-18 Super Hornet. (Foto: Christopher Pike/Getty Images)

Ouvir a notícia

Caça F/A-18 da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobras de evasão - Caça F/A-18 da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobras de evasão

0:000:00

Um caça F/A-18 da Marinha dos Estados Unidos caiu no Mar Vermelho nesta segunda-feira, 28, após escorregar do convés do porta-aviões USS Harry S. Truman. O incidente ocorreu durante manobras para evitar um ataque dos rebeldes Hutis. A aeronave, avaliada em US$ 70 milhões, estava sendo rebocada quando a tripulação perdeu o controle.

A Marinha informou que todos os tripulantes estão a salvo, embora um marinheiro tenha sofrido uma lesão leve. O porta-aviões está operando na região desde setembro de 2022, realizando operações contra os Hutis no Iémen. Uma investigação sobre o acidente já foi iniciada.

Detalhes do Incidente

O caça estava sob reboque no hangar do USS Harry S. Truman quando a tripulação perdeu o controle. Tanto o avião quanto o trator de reboque caíram no mar. A Marinha destacou que os marinheiros tomaram medidas imediatas para se afastar da aeronave antes da queda. O porta-aviões, que recentemente teve sua permanência estendida, é uma das duas embarcações dos EUA atuando no Oriente Médio.

Este é o segundo F/A-18 perdido pelo USS Truman em seis meses. Em dezembro de 2023, outro caça da mesma classe foi abatido acidentalmente pelo cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg. Desde novembro de 2023, os Hutis têm intensificado ataques com drones e mísseis a embarcações no Mar Vermelho, alegando que visavam navios associados a Israel.

Tensão na Região

As tensões entre os EUA e os Hutis, que são apoiados pelo Irã, aumentaram desde a posse do presidente americano Donald Trump. O governo dos EUA prometeu continuar retaliando os rebeldes até que cessem os ataques às embarcações. A situação no Mar Vermelho permanece crítica, com operações quase diárias contra os Hutis.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela