20 de mai 2025
Investigação apura quase colisão entre aviões no Aeroporto LaGuardia em Nova York
Incidente em LaGuardia revela falhas no controle de tráfego aéreo; FAA investiga quase colisões e falhas de comunicação em meio a preocupações crescentes.
Aviões estacionados no aeroporto de LaGuardia, em Nova York (Foto: Mike Segar/Reuters)
Ouvir a notícia:
Investigação apura quase colisão entre aviões no Aeroporto LaGuardia em Nova York
Ouvir a notícia
Investigação apura quase colisão entre aviões no Aeroporto LaGuardia em Nova York - Investigação apura quase colisão entre aviões no Aeroporto LaGuardia em Nova York
Funcionários federais estão investigando um incidente ocorrido no Aeroporto LaGuardia, em Nova York, onde um jato da Republic Airways teve que abortar a decolagem. O evento, que aconteceu no dia seis de maio, envolveu um avião da United Airlines taxiando na mesma pista. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) confirmaram a investigação na segunda-feira, dia dezenove.
Durante o incidente, o controle de tráfego aéreo cancelou a autorização de decolagem do voo da Republic Airways, que estava prestes a levantar voo. Um áudio da torre de controle revelou que o controlador acreditava que o avião da United já havia deixado a pista. No entanto, um controlador de solo estava orientando o avião da United a seguir um novo caminho de taxiamento, após ele ter perdido a rota inicial.
Além disso, a FAA relatou uma falha de rádio no centro de controle de tráfego aéreo responsável por voos que se aproximam e partem do Aeroporto Internacional de Newark. Essa falha, que durou aproximadamente dois segundos, levanta preocupações sobre a segurança do sistema de controle aéreo, que já enfrenta críticas por sua obsolescência.
O número de quase colisões na aviação americana tem gerado inquietação entre autoridades e especialistas. O aeroporto de LaGuardia é um dos apenas trinta e cinco no país equipado com tecnologia avançada para prevenir incursões na pista. Apesar disso, a FAA reconhece que a taxa de invasões de pista permanece alta, com cerca de trinta ocorrências por milhão de decolagens e pousos na última década.
Para mitigar esses riscos, a FAA planeja implementar um sistema de alerta adicional no Aeroporto LaGuardia. Além disso, esforços estão em andamento para desenvolver um sistema que alerte diretamente os pilotos sobre o tráfego na pista, visando aumentar a segurança durante as operações aéreas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.