28 de jan 2025
'Rainha da cocaína' é sentenciada a cinco anos de prisão na Espanha por tráfico de drogas
María Teresa J.C., conhecida como 'La Modelo', foi condenada a cinco anos de prisão. Ela admitiu liderar um grupo criminoso de tráfico de drogas em Marbella, Espanha. O grupo introduzia drogas na Europa, com réus de diversas nacionalidades. 'La Modelo' não tinha atividade laboral e vínculos com traficantes históricos. A operação policial apreendeu cocaína avaliada em 103.086 euros em sua residência.
Polícia espanhola prende suspeita em meio a uma investigação sobre tráfico de drogas (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
'Rainha da cocaína' é sentenciada a cinco anos de prisão na Espanha por tráfico de drogas
Ouvir a notícia
'Rainha da cocaína' é sentenciada a cinco anos de prisão na Espanha por tráfico de drogas - 'Rainha da cocaína' é sentenciada a cinco anos de prisão na Espanha por tráfico de drogas
Uma mulher colombiana, conhecida como 'La Modelo' e considerada a 'rainha da cocaína' na Costa do Sol, foi condenada a cinco anos de prisão por um tribunal espanhol. Identificada como María Teresa J.C., ela e mais oito pessoas foram acusadas de integrar um grupo criminoso voltado ao tráfico de drogas, com sede em Marbella, de onde as substâncias eram enviadas para o Leste e Norte da Europa. Durante o julgamento, todos os réus, de diversas nacionalidades, admitiram os crimes e chegaram a um acordo com a promotoria.
A investigação, iniciada em 2020, focou em María Teresa, que mantinha laços estreitos com os outros acusados e realizava reuniões frequentes. O advogado da ré, Manuel Montaño Monge, informou que a pena poderia ser de até dez anos, mas a mulher recebeu uma sentença reduzida por reconhecer seu papel na organização criminosa. Natural de Bucaramanga, na Colômbia, a mulher de 50 anos não apresentava atividade laboral comprovada e tinha um histórico familiar ligado ao tráfico.
María Teresa residia em um prédio de luxo em Marbella, avaliado em 1,1 milhão de euros, registrado em nome de uma empresa panamenha. Em janeiro de 2022, as autoridades descobriram operações de transporte de drogas e, após obter autorizações judiciais, realizaram apreensões em diversos locais. A mulher foi presa em 20 de setembro de 2022, em sua residência, onde foram encontrados doze pacotes de resina de cannabis e um pacote de cocaína com 977,20 gramas e pureza de 80,92%, avaliada em 103.086 euros. Até sua prisão, ela não possuía antecedentes criminais, embora já tivesse sido investigada por suas conexões com o tráfico.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.