04 de fev 2025
Governo de SP anuncia auxílio para drenagem após enchentes e alerta para alagamentos
O governo de São Paulo anunciou auxílio para drenagem em 645 municípios. Apenas 130 cidades possuem planos de drenagem adequados ou atualizados. O governador Tarcísio de Freitas se reuniu com 53 municípios afetados. R$ 64 milhões do Plano de Bacias serão destinados a melhorias na drenagem. A capital paulista enfrenta alagamentos e 29.393 imóveis estão sem energia.
Alagamento em Caieiras, na Grande São Paulo, causado pela chuva da noite de sexta-feira (Foto: Defesa Civil)
Ouvir a notícia:
Governo de SP anuncia auxílio para drenagem após enchentes e alerta para alagamentos
Ouvir a notícia
Governo de SP anuncia auxílio para drenagem após enchentes e alerta para alagamentos - Governo de SP anuncia auxílio para drenagem após enchentes e alerta para alagamentos
O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira, um apoio às cidades do estado para a implementação de sistemas de drenagem, visando melhorar a infraestrutura em locais onde esses recursos são inexistentes ou desatualizados. Atualmente, apenas 130 das 645 cidades possuem um plano de drenagem, e muitos desses planos estão defasados. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reuniu com representantes de 53 municípios para discutir a situação e a secretária de Meio Ambiente, Natalia Resende, informou que há um fundo de R$ 64 milhões disponível para esses planos.
Durante a reunião, também foram abordadas ações de doação de itens essenciais para as cidades afetadas por enchentes, a manutenção do gabinete de crise que monitora serviços de energia elétrica e abastecimento de água, além do fortalecimento de um novo sistema de alerta por mensagens de celular. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira, destacou que 31 municípios já foram atendidos devido aos impactos das chuvas. As regiões mais atingidas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital e a região metropolitana de São Paulo, além da Baixada Santista.
Na terça-feira, 4 de fevereiro, a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme o alerta do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). O alerta começou às 15h43, com previsão de chuvas moderadas a fortes se deslocando para a capital, especialmente nas zonas Norte e Leste, aumentando o risco de alagamentos e rajadas de vento. Às 16h, 29.393 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, segundo a concessionária Enel.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, no último dia 24 de janeiro, o terceiro maior volume de chuva da história da capital, com 125,4 mm acumulados em 24 horas. Medidas simples foram sugeridas para mitigar os efeitos dos alagamentos, enquanto o alerta de chuvas intensas foi prorrogado até a quarta-feira.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.