19 de fev 2025
Calor intenso persiste no Brasil; meteorologistas preveem alívio a partir de segunda-feira
Nove estados e o Distrito Federal enfrentam calor intenso, superando 5°C da média. Meteorologistas preveem que a onda de calor persista até 24 de fevereiro. Bloqueio atmosférico impede frentes frias, causando altas temperaturas. Região Sul terá chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro registram recordes de temperatura em 2025.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Calor intenso persiste no Brasil; meteorologistas preveem alívio a partir de segunda-feira
Ouvir a notícia
Calor intenso persiste no Brasil; meteorologistas preveem alívio a partir de segunda-feira - Calor intenso persiste no Brasil; meteorologistas preveem alívio a partir de segunda-feira
Moradores de nove estados brasileiros e do Distrito Federal estão enfrentando uma intensa onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar em mais de 5°C a média esperada para o mês. As regiões mais afetadas incluem o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste, onde a alta temperatura é acompanhada de baixa umidade. Meteorologistas preveem que essa situação deve persistir até, pelo menos, segunda-feira (24).
O fenômeno é causado por um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias. Esse bloqueio ocorre quando uma área de alta pressão se estabelece no centro do país, dificultando a circulação de massas de ar frio. A expectativa é que, com a saída desse bloqueio no início da próxima semana, as chuvas retornem às áreas afetadas.
Enquanto isso, a região Sul do Brasil deve enfrentar chuvas mais intensas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido a uma frente fria que não conseguiu avançar para o Sudeste. Em São Paulo, a previsão é de chuvas isoladas, principalmente convectivas, resultantes do calor e umidade, mas sem grandes volumes.
As capitais das regiões afetadas podem registrar as maiores temperaturas do ano, com São Paulo alcançando 34°C, o Rio de Janeiro 41,3°C e Vitória 36,5°C, todos estabelecendo recordes para 2025. Com a continuidade da onda de calor, as temperaturas extremas podem se manter ao longo da semana.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.