26 de fev 2025
Nova onda de calor deve elevar temperaturas a 43ºC em várias regiões do Brasil
Nova onda de calor no Brasil começará em 28 de fevereiro e vai até 5 de março. Temperaturas podem ultrapassar 40ºC em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo. Porto Alegre deve registrar máximas de 39ºC, com risco de novos recordes. Março será quente em grande parte do Brasil, especialmente no centro leste e Amazônia. Fenômeno pode impactar chuvas e clima, com aumento de tempestades e granizo.
Termômetro de rua marca 40ºC em Porto Alegre. (Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ouvir a notícia:
Nova onda de calor deve elevar temperaturas a 43ºC em várias regiões do Brasil
Ouvir a notícia
Nova onda de calor deve elevar temperaturas a 43ºC em várias regiões do Brasil - Nova onda de calor deve elevar temperaturas a 43ºC em várias regiões do Brasil
Uma nova onda de calor deve se iniciar na sexta-feira, 28 de fevereiro, e se estender até 5 de março, afetando principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As temperaturas podem ultrapassar os 40ºC em algumas regiões, com destaque para o Sul do Brasil, onde Porto Alegre pode registrar até 39ºC e áreas do leste gaúcho, até 43ºC. Essa será a quinta onda de calor do ano, com as anteriores concentradas no Sul e uma que afetou o Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o calor extremo no Sul já resultou em recordes históricos, como em Quaraí, que atingiu quase 44ºC. As previsões indicam que o início de março será marcado por temperaturas acima da média, especialmente no centro-leste e na região amazônica. O fenômeno La Niña deve se desconfigurar, permitindo a entrada de massas de ar frio, mas as águas aquecidas dos oceanos podem amenizar seus efeitos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas em várias regiões, exceto no Nordeste, onde o tempo permanecerá mais estável. No Sul, a combinação de calor e umidade pode resultar em chuvas intensas, com acumulados de até 30 mm. As temperaturas em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro devem variar entre 33ºC e 36ºC, enquanto Belo Horizonte pode registrar até 30ºC. A Defesa Civil de São Paulo está monitorando a situação para confirmar oficialmente a nova onda de calor.
Durante o Carnaval, as altas temperaturas devem persistir, com mínimas e máximas variando entre 32ºC e 38ºC nas capitais do Sudeste. O Sul também enfrentará calor intenso, com pancadas de chuva esperadas à tarde. A previsão indica que uma frente fria pode trazer chuvas fortes ao Rio Grande do Sul entre 3 e 5 de março, mas não deve afetar os demais estados da região. No Nordeste, a folia será marcada por sol e chuvas moderadas, especialmente no litoral, com atenção para o risco de chuvas fortes em áreas como Maranhão e Ceará.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.