09 de mar 2025
Defesa Civil de São Paulo ativa gabinete de crise para monitorar tempestades e ventos fortes
A Defesa Civil de São Paulo criou um gabinete de crise para monitorar chuvas. Chuvas intensas e ventos de até 80 km/h são esperados em várias regiões. O Rio de Janeiro deve enfrentar chuvas frequentes e temperaturas de até 35°C. Porto Alegre terá pancadas de chuva e temperaturas entre 18°C e 27°C. O Inmet prevê queda de temperatura no Sul e chuvas no Norte do país.
Defesa Civil de São Paulo também montou gabinete de crise em fevereiro diante das fortes chuvas (Foto: Felipe Iruata/Folhapres)
Ouvir a notícia:
Defesa Civil de São Paulo ativa gabinete de crise para monitorar tempestades e ventos fortes
Ouvir a notícia
Defesa Civil de São Paulo ativa gabinete de crise para monitorar tempestades e ventos fortes - Defesa Civil de São Paulo ativa gabinete de crise para monitorar tempestades e ventos fortes
A Defesa Civil de São Paulo instaurou um gabinete de crise para monitorar a previsão de chuvas e ventos intensos no estado, que começou a operar às 18h de hoje. O grupo, que inclui representantes de concessionárias de energia e órgãos públicos, visa coordenar ações preventivas e garantir uma resposta rápida a possíveis danos causados pelos temporais. O gabinete funcionará até a próxima terça-feira e foi criado em resposta a um alerta severo emitido pela Defesa Civil sobre a chegada de uma frente fria, com previsão de chuvas intensas e rajadas de vento de até 80 km/h em várias regiões.
As áreas mais afetadas incluem a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e o litoral norte, além de cidades como Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília. O diretor do Núcleo de Situação de Anormalidade, capitão Rodrigo Fiorentini, alertou a população para ficar atenta aos avisos e pediu que os municípios priorizem ações de proteção. A previsão é de um cenário alarmante para os próximos dias.
Em outras partes do Brasil, a capital gaúcha, Porto Alegre, deve enfrentar chuvas quase diárias até o próximo domingo, com temperaturas variando entre 18°C e 27°C. Florianópolis também verá uma queda nas temperaturas, com mínimas entre 18°C e 19°C e máximas de 29°C. Já em São Paulo, as chuvas devem começar na tarde de segunda-feira e se estender até o próximo domingo, com temperaturas entre 17°C e 30°C.
No Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas quase todos os dias da próxima semana, com máximas de 35°C e mínimas de 22°C. Belo Horizonte terá pancadas de chuva a partir de amanhã, com temperaturas variando de 19°C a 32°C. No Norte do país, estados como Amazonas, Rondônia e Acre também devem registrar chuvas intensas, com Boa Vista alcançando 35°C.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.