10 de mar 2025
Chuvas intensas provocam inundações e falta de energia na costa leste da Austrália
Chuvas torrenciais e ciclone Alfred causaram inundações na costa leste australiana. Mais de 190 mil residências estão sem energia; equipes trabalham para restaurar o serviço. Um homem morreu após seu veículo ser arrastado por enchentes em Queensland. Alertas de inundações permanecem ativos; novas chuvas são esperadas na região. O primeiro ministro Anthony Albanese destacou que a situação ainda é crítica.
Inundações atingem várias regiões da Austrália, como na cidade de Nambour, localizada a cerca de 100km ao norte de Brisbane. (Foto: Reprodução / redes sociais)
Ouvir a notícia:
Chuvas intensas provocam inundações e falta de energia na costa leste da Austrália
Ouvir a notícia
Chuvas intensas provocam inundações e falta de energia na costa leste da Austrália - Chuvas intensas provocam inundações e falta de energia na costa leste da Austrália
Chuvas intensas afetaram amplas áreas da costa leste da Austrália, levando equipes a trabalharem nesta segunda-feira para restaurar o fornecimento de energia a mais de 190 mil residências e empresas. O ciclone Alfred, que atingiu o continente no sábado, provocou chuvas volumosas ao longo de 400 km do litoral, resultando na morte de um homem cujo carro foi arrastado de uma ponte na sexta-feira. Apesar da redução na intensidade do vento e da chuva, autoridades emitiram alertas de inundações entre os estados de Queensland e Nova Gales do Sul.
O primeiro-ministro Anthony Albanese alertou em coletiva na cidade de Lismore que "este evento está longe de terminar". O sistema climático trouxe 30 centímetros de chuva em apenas 24 horas em partes da cidade de Brisbane, capital de Queensland, conforme dados do serviço meteorológico. Durante a noite, serviços de emergência realizaram o resgate de 17 pessoas em Queensland, segundo o chefe do governo estadual, David Crisafulli.
As concessionárias de energia relataram que mais de 185 mil residências e empresas em Queensland e 10 mil em Nova Gales do Sul estavam sem eletricidade. Em Nova Gales do Sul, helicópteros estão sendo utilizados para avaliar áreas remotas da rede elétrica e identificar os danos, conforme informou um porta-voz da empresa Essential Energy. As autoridades continuam a monitorar a situação, com a possibilidade de novas inundações ao longo do dia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.