13 de mar 2025
Rio de Janeiro enfrenta tempestade com alagamentos e queda de árvores nesta quinta-feira
Um forte temporal causou alagamentos e quedas de árvores no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas para mais de 60 municípios. Ventos de até 61,1 km/h e chuvas intensas foram registrados na quarta feira. Especialistas apontam falhas na drenagem como causa dos alagamentos recorrentes. A previsão é de chuvas até o fim de semana, com risco de granizo e ventos fortes.
Árvore caiu sobre carro na Rua General Glicério, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, durante chuva na noite de quarta-feira (12) (Foto: Natan Martins / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Rio de Janeiro enfrenta tempestade com alagamentos e queda de árvores nesta quinta-feira
Ouvir a notícia
Rio de Janeiro enfrenta tempestade com alagamentos e queda de árvores nesta quinta-feira - Rio de Janeiro enfrenta tempestade com alagamentos e queda de árvores nesta quinta-feira
Na noite de quarta-feira, 12 de março, um forte temporal atingiu o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro, resultando em alagamentos em diversas ruas. A chuva intensa, acompanhada de ventos que chegaram a 61,1 km/h, causou a queda de pelo menos 27 árvores e galhos, que obstruíram ralos e bueiros. Técnicos da secretaria de Conservação trabalharam para desobstruir pontos críticos, enquanto o Centro de Operações Rio (COR) informou que a drenagem funcionou em muitos locais, embora áreas como Lapa e Botafogo apresentassem problemas recorrentes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) atribuiu a queda de galhos à combinação de chuvas e ventos fortes, que tornaram as plantas mais vulneráveis após um período de estiagem. Em 2024, foram plantadas 8.549 mudas, enquanto a Comlurb realizou 185.868 podas e remoções de árvores. Os maiores volumes de chuva em 24 horas foram registrados em Santa Teresa (60,6 mm) e Urca (44,8 mm), com previsão de novas chuvas na tarde e noite de quinta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para o estado do Rio de Janeiro, prevendo riscos de tempestade em mais de 60 municípios. Os avisos indicam possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo, com impactos potenciais como alagamentos e danos à vegetação. O primeiro alerta começou às 14h e o segundo às 17h, ambos com possibilidade de prorrogação.
Na manhã de quinta-feira, a cidade ainda enfrentava transtornos, como bolsões d'água e quedas de árvores. A previsão do Alerta Rio indica que as chuvas devem persistir até o fim de semana, com temperaturas elevadas, mínimas de 21°C e máximas de 37°C. A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas, e a expectativa é de que a frente fria prevista para sexta-feira traga mudanças nas condições climáticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.