10 de abr 2025
Alerta de tempestade no Rio de Janeiro: chuvas intensas e risco de granizo até a noite
Alerta de tempestade no Rio de Janeiro: chuvas intensas e ventos fortes podem causar deslizamentos e alagamentos. Defesa Civil monitora a situação.
Região Serrana, como Petrópolis, pode ter mais chuva nesta quinta-feira (Foto: Márcia Folleto/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Alerta de tempestade no Rio de Janeiro: chuvas intensas e risco de granizo até a noite
Ouvir a notícia
Alerta de tempestade no Rio de Janeiro: chuvas intensas e risco de granizo até a noite - Alerta de tempestade no Rio de Janeiro: chuvas intensas e risco de granizo até a noite
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o estado do Rio de Janeiro, válido das 10h às 22h desta quinta-feira, 10 de agosto. O aviso, classificado como de "perigo potencial", prevê chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos de 40 km/h a 60 km/h. O Inmet também mencionou a possibilidade de queda de granizo e riscos de alagamentos e danos a plantações.
Na noite de quarta-feira, a cidade do Rio enfrentou chuvas intensas, especialmente nas áreas do Vidigal e Santa Cruz. O sistema Alerta Rio registrou precipitações significativas entre 20h e 20h15, com a estação de Santa Cruz sendo a mais afetada. Raios e trovões foram relatados por moradores, e a Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas, válido até a madrugada de quinta-feira.
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro informou que núcleos de chuvas fracas a moderadas estão atuando nas regiões Serrana e Noroeste. A temperatura mínima registrada foi de 11,7°C em Petrópolis. O órgão também destacou um risco hidrológico moderado a alto para todo o estado, com 36 municípios em situação de risco moderado e os demais com risco baixo a muito baixo.
A previsão indica que as chuvas devem continuar, com possibilidade de eventos pontuais de maior intensidade. A Defesa Civil monitora a situação, especialmente o risco de deslizamentos, que é classificado como moderado em todos os municípios fluminenses, podendo ser alto nas regiões Sul, Serrana, Costa Verde, Metropolitana e Baixada Fluminense.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.