08 de abr 2025
Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e alerta para deslizamentos no Rio Grande do Sul
Nova frente fria traz chuvas intensas ao Sul e alerta para o Rio Grande do Sul. Prepare se para mudanças climáticas em abril.
Dia vira noite em Pelotas (RS) após forte chuva (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Ouvir a notícia:
Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e alerta para deslizamentos no Rio Grande do Sul
Ouvir a notícia
Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e alerta para deslizamentos no Rio Grande do Sul - Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e alerta para deslizamentos no Rio Grande do Sul
Uma nova frente fria deve provocar chuvas intensas no Sul do Brasil a partir da madrugada desta terça-feira (8). A metereologista Andrea Ramos informa que um sistema de baixa pressão também causará chuvas fortes no Sudoeste do Mato Grosso. No Sudeste e em grande parte do Nordeste, exceto no Sul da Bahia e em algumas áreas litorâneas, as precipitações devem dar uma trégua.
O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu oito avisos de alerta, destacando a necessidade de atenção nas regiões Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Leste do Paraná. As chuvas podem ser acompanhadas de pancadas, trovoadas e rajadas de vento. Dois alertas na escala laranja indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h em áreas do Amapá até Fortaleza, além do Sul da Bahia.
Após um fim de semana com temperaturas mais baixas, o clima deve esquentar ao longo da semana em boa parte do Sul e Sudeste. A massa de ar frio deve se afastar, permitindo a elevação das temperaturas, mas novas frentes frias são esperadas em abril. O meteorologista Fábio Luengo destaca que o clima será característico de outono, com manhãs e noites frias e tardes quentes.
No Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará a trazer chuvas significativas, especialmente entre o Ceará e o Amapá. Luengo prevê grandes volumes de chuva para a faixa que se estende do Ceará até o Amazonas nos próximos dias. O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e tome precauções em áreas propensas a deslizamentos e alagamentos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.