Notícias

Inmet emite alertas de perigo para chuvas intensas e geadas em várias regiões do Brasil

Inmet alerta para chuvas intensas e geadas em várias regiões do Brasil; recomendações de segurança são essenciais para a população.

No Sudeste, as temperaturas devem ficar em torno dos 17 °C (Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo)

No Sudeste, as temperaturas devem ficar em torno dos 17 °C (Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo)

Ouvir a notícia

Inmet emite alertas de perigo para chuvas intensas e geadas em várias regiões do Brasil - Inmet emite alertas de perigo para chuvas intensas e geadas em várias regiões do Brasil

0:000:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sete novos alertas de "perigo" e "perigo potencial" nesta quarta-feira, destacando chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Brasil. As áreas afetadas incluem o Norte e o Sul da Bahia, além de geadas no Sul do país.

No Norte, a previsão é de tempestades no Acre e no Amazonas, com alertas na escala laranja, indicando chuvas entre 50 e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. O Sul da Bahia também está sob alerta, com previsão de acumulados de 30 a 60 mm por hora, o que pode resultar em alagamentos e deslizamentos de terra.

As condições climáticas adversas não se limitam ao Norte e Sul. O Centro-Oeste e Estados como Minas Gerais e Espírito Santo também devem enfrentar chuvas entre 20 e 30 mm por hora. Em Salvador e Feira de Santana, o Inmet emitiu alertas específicos para a capital baiana.

Geadas no Sul

Além das chuvas, o Inmet alertou sobre geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do centro-sul do Paraná. Os avisos, válidos entre 3h e 7h, preveem mínimas de até 3 °C em cidades como Caxias do Sul e Bom Jardim da Serra. O Instituto alerta para o risco leve de perdas em plantações nas áreas afetadas.

No Sudeste, as temperaturas permanecem baixas, com São Paulo e Rio de Janeiro registrando 16 °C e 17 °C, respectivamente. Apesar da presença de nuvens, a previsão é de chuva isolada nos dois estados.

O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos. O Instituto também disponibiliza orientações para moradores de áreas potencialmente afetadas pelas chuvas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela