18 de mai 2025
Frente fria traz chuvas e temperaturas amenas em várias regiões do Brasil
Chuvas intensas e variações de temperatura afetam diversas regiões do Brasil; acumulados podem chegar a 100 mm no Nordeste.
Primeiro fim de semana de outono também foi de tempo firme e calor — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
Ouvir a notícia:
Frente fria traz chuvas e temperaturas amenas em várias regiões do Brasil
Ouvir a notícia
Frente fria traz chuvas e temperaturas amenas em várias regiões do Brasil - Frente fria traz chuvas e temperaturas amenas em várias regiões do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre chuvas e variações de temperatura em várias regiões do Brasil. As previsões indicam chuvas persistentes no litoral nordestino e no norte do país, com acumulados que podem atingir 100 mm. As temperaturas nas capitais devem variar entre 12°C e 35°C.
Na Região Sul, uma frente fria traz chuvas entre 20 mm e 30 mm. Em Curitiba (PR), a máxima será de 26°C e a mínima de 15°C. Florianópolis (SC) terá máxima de 29°C e mínima de 21°C, enquanto Porto Alegre (RS) registrará 28°C de máxima e 20°C de mínima.
No norte do Brasil, as chuvas continuarão. Palmas (TO) terá a maior temperatura da região, com 35°C. Manaus (AM) e Boa Vista (RR) devem registrar 32°C, e Porto Velho (RO) terá 29°C. Na Região Sudeste, chuvas isoladas são esperadas no Espírito Santo. O Rio de Janeiro (RJ) terá máxima de 32°C e mínima de 18°C, enquanto São Paulo (SP) deve registrar 28°C de máxima e 15°C de mínima.
Alertas e Recomendações
O Inmet emitiu alertas laranja para o litoral nordestino e o extremo norte do país, prevendo acumulados de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. O órgão alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A população deve evitar enfrentar o mau tempo e observar alterações nas encostas.
Além disso, dois avisos amarelos foram emitidos, prevendo chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h em grande parte do litoral nordestino e quase toda a Região Norte. O Inmet recomenda que a população desligue aparelhos elétricos e fique atenta às orientações de segurança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.