13 de jan 2025
Filhote de caranguejo-real viraliza nas redes sociais por aparência alienígena e fofa
Vídeo da NOAA com filhote de caranguejo real viraliza com 10,4 milhões de visualizações. Caranguejo foi encontrado no Golfo do México durante coleta de amostras em agosto de 2024. Exemplar possui coloração rosa e exoesqueleto espinhoso, aparência quase alienígena. Adultos da espécie podem atingir até 11 cm de largura e 12 cm de comprimento. Filhotes passam por estágios larvais antes de se tornarem caranguejos adultos.
Descrito como o “mais fofo, pontudo e minúsculo do mundo”, o registro do pequeno crustáceo viralizou, e já soma mais de 10,4 milhões de visualizações. (Foto: NOAA Fisheries)
Ouvir a notícia:
Filhote de caranguejo-real viraliza nas redes sociais por aparência alienígena e fofa
Ouvir a notícia
Filhote de caranguejo-real viraliza nas redes sociais por aparência alienígena e fofa - Filhote de caranguejo-real viraliza nas redes sociais por aparência alienígena e fofa
Um vídeo publicado na última terça-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) viralizou nas redes sociais, acumulando mais de 10,4 milhões de visualizações. O protagonista do registro é um filhote de caranguejo-real (Neolithodes agassizii), conhecido como "king crab", descrito como o “mais fofo, pontudo e minúsculo do mundo”. Nas imagens, o pequeno crustáceo, com coloração rosa e exoesqueleto espinhoso, é visto sentado na palma da mão de um dos cientistas da NOAA.
O caranguejo foi encontrado durante uma operação em agosto de 2024 no Golfo do México, onde especialistas coletavam amostras de corais mesofóticos e de águas profundas. É provável que o filhote tenha sido retirado do fundo do mar em um saco plástico. Segundo a NOAA, essa espécie é comum em várias regiões da América Central e do Sul, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, vivendo em profundidades que variam de 200 a 1900 metros.
A carapaça robusta e espinhosa do caranguejo-real ajuda a evitar a predação por criaturas das profundezas. O vídeo mostra um filhote, já que os adultos podem atingir até 11 cm de largura e 12 cm de comprimento. Os caranguejos-reis começam a vida como larvas em um estágio conhecido como “zoea”, movendo-se com as correntes oceânicas e alimentando-se de plâncton.
Após a fase de zoea, as larvas evoluem para o estágio de glaucothoe, onde se assemelham mais a caranguejos em miniatura, mas ainda mantêm características larvais. Somente quando mais velhos, eles adotam a forma típica de caranguejo e passam a viver no fundo do oceano, buscando abrigo em habitats rochosos para se proteger de predadores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.