17 de jan 2025
Vídeo inédito registra queda de meteorito em casa no Canadá com som e imagens claras
A Universidade de Alberta divulgou o primeiro vídeo audível de um meteorito. O meteorito, um condrito comum, fez um buraco de dois centímetros no chão. Moradores encontraram poeira e coletaram amostras após o impacto em Charlottetown. O professor Chris Herd confirmou a origem do meteorito, vindo de asteroides. Evento é inédito na Ilha do Príncipe Eduardo, destacando a raridade do registro.
Meteorito atingiu a entrada da casa em Charlottetown, no Canadá (Foto: Divulgação/Universidade de Alberta)
Ouvir a notícia:
Vídeo inédito registra queda de meteorito em casa no Canadá com som e imagens claras
Ouvir a notícia
Vídeo inédito registra queda de meteorito em casa no Canadá com som e imagens claras - Vídeo inédito registra queda de meteorito em casa no Canadá com som e imagens claras
Um vídeo capturou o momento em que um meteorito atingiu a Terra em Charlottetown, no Canadá, sendo este o primeiro registro totalmente audível do fenômeno, conforme divulgado pela Universidade de Alberta nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2024. As imagens, obtidas por câmeras de segurança de uma residência, mostram o impacto do meteorito, que entrou na atmosfera a velocidades entre 40.000 e 258.000 km/h, resultando em poeira e fragmentos ao atingir o solo.
Os moradores da casa, Laura Kelly e seu parceiro Joe, descobriram a poeira branca no chão após uma caminhada e, ao assistirem ao vídeo, perceberam que se tratava de um meteorito. Eles coletaram cerca de sete gramas de material e enviaram para análise na universidade. O professor Chris Herd, curador da Coleção de Meteoritos da Universidade de Alberta, confirmou que os fragmentos eram de um meteorito, um condrito comum, que representa 85% dos meteoritos que caem na Terra.
Herd também destacou que este registro é inédito, pois nunca antes uma queda de meteorito foi documentada com som. Ele acredita que o meteorito se originou de um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O meteorito, do tamanho de um kiwi, fez um buraco de dois centímetros no chão e, segundo Joe Velaidum, um dos moradores, ele poderia ter causado ferimentos fatais se alguém estivesse no local no momento do impacto.
A descoberta gerou grande entusiasmo entre os moradores, que se mostraram maravilhados com a ideia de que um pedaço do espaço interestelar havia pousado em sua propriedade. Este evento marca também o primeiro registro de meteorito na Ilha do Príncipe Eduardo, onde está localizada Charlottetown.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.