14 de fev 2025
Elefante-marinho faz aparição surpreendente na Ilha do Meio, no Espírito Santo
Um elefante marinho foi avistado na Ilha do Meio, em Piúma, no dia 13. O animal, um macho jovem, ficou por cerca de 5 horas na ilha. Monitoramento foi realizado por equipes da prefeitura e do Instituto Orca. Espécie não possui migração regular, aparecendo ocasionalmente no Brasil. Fred, famoso elefante marinho, visitou o Espírito Santo entre 2014 e 2015.
Elefante-marinho apareceu na Ilha do Meio, em Piúma, Sul do Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Ouvir a notícia:
Elefante-marinho faz aparição surpreendente na Ilha do Meio, no Espírito Santo
Ouvir a notícia
Elefante-marinho faz aparição surpreendente na Ilha do Meio, no Espírito Santo - Elefante-marinho faz aparição surpreendente na Ilha do Meio, no Espírito Santo
Um elefante-marinho foi avistado na Ilha do Meio, em Piúma, no Sul do Espírito Santo, na manhã de quinta-feira (13). O animal foi flagrado por um salva-vidas na Praia do Gambá, próxima à ilha, por volta das 11h. Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Carina Prado, o elefante-marinho foi monitorado por equipes da prefeitura e do Instituto Orca, e deixou a ilha no final da tarde do mesmo dia.
O biólogo e diretor-executivo do instituto, Lupércio Barbosa, informou que o animal era um macho jovem, com no máximo três anos, e sem ferimentos aparentes. Em vídeos nas redes sociais, o elefante-marinho aparece descansando em uma pedra e abrindo a boca. A secretaria destacou que não foi necessário isolar a área, pois o animal escolheu um local afastado e com pouca presença humana.
Barbosa explicou que a espécie, que pode pesar até seis toneladas, costuma fazer paradas breves para descansar durante suas viagens. Ele ressaltou que a ocorrência desse animal no litoral brasileiro é comum, embora suas colônias principais estejam na Antártida. A migração do elefante-marinho é errática, e eles podem aparecer sozinhos em busca de alimento ou disputando território.
Após um "pit-stop" de cerca de cinco horas, o elefante-marinho seguiu viagem, mas o monitoramento continuará, pois ele pode reaparecer em outras praias do estado. O biólogo alertou que esses animais geralmente não permanecem longos períodos na praia devido à presença humana. Em caso de avistamentos, a recomendação é manter distância. O elefante-marinho que ficou famoso entre 2014 e 2015, apelidado de Fred, também era monitorado e fez várias paradas no estado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.