Lula e Alckmin se reúnem para discutir ações contra aumento de tarifas
Lula e Alckmin se reúnem para anunciar medidas de apoio a setores afetados por tarifas dos EUA, com foco em crédito e compras governamentais

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em reunião no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir a notícia:
Lula e Alckmin se reúnem para discutir ações contra aumento de tarifas
Ouvir a notícia
Lula e Alckmin se reúnem para discutir ações contra aumento de tarifas - Lula e Alckmin se reúnem para discutir ações contra aumento de tarifas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira (11), às 17h, no Palácio do Planalto. O encontro visa discutir um pacote de medidas de apoio a setores impactados pelas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O anúncio das medidas está previsto para ocorrer até terça-feira (12).
O pacote, elaborado pelo Ministério da Fazenda, inclui linhas de crédito para capital de giro e um aumento nas compras governamentais, especialmente de produtos perecíveis, como frutas e peixes. A reunião foi convocada após a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentar uma lista de demandas, que inicialmente contava com 37 medidas, reduzidas a oito prioridades. Entre as solicitações estão proteção ao emprego e medidas antidumping para evitar a entrada excessiva de importados.
Desde o anúncio das tarifas em julho, a indústria e o agronegócio têm buscado apoio do governo. No setor agropecuário, as demandas incluem o aumento das compras governamentais e linhas de crédito para financiar exportações. Além disso, há propostas para mudanças regulatórias que beneficiariam a produção local, como a adição de mel em produtos e o aumento do teor mínimo de frutas em bebidas.
O evento de lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que Alckmin participaria, foi adiado devido à convocação da reunião. O diretor de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, destacou que o governo possui informações sobre as empresas para criar um programa direcionado, enfatizando que muitas das medidas não acarretam custos fiscais.
Tags: #presidente #meio-ambiente #draft #governo #economia #relações internacionais #presidente #Conflitos #esportes radicais #governo #economia #geopolítica #presidente #congresso #Conflitos #governo #economia #geopolítica
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.