Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Audiovisual movimenta R$ 70 bilhões no Brasil e mira hub para ampliar negócios

A indústria audiovisual movimentou R$ 70,2 bilhões em 2024 e sustentou 609 mil empregos; SP lança hub para ampliar negócios globais

Governo do Estado de SP realizará segunda edição do São Paulo Audiovisual HUB
0:00
Carregando...
0:00
  • O setor audiovisual movimentou 70,2 bilhões de reais no PIB do Brasil em 2024, respondendo por 0,7% da economia, segundo estudo da Oxford Economics para a MPA.
  • O setor sustentou cerca de 609 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, com remuneração média de 6,8 mil reais mensais, 84% acima da média nacional.
  • O presidente do Siaesp, André Sturm, destaca que os salários são atrativos pela qualificação exigida pelo mercado audiovisual.
  • O Governo do estado de São Paulo promove a segunda edição do São Paulo Audiovisual HUB, entre 8 e 12 de junho, para acelerar a internacionalização de produtoras paulistas e negócios globais.
  • Dados da FIPE para o Observatório Spcine indicam que a capital paulista movimentou 16,5 bilhões de reais em 2023, representando mais de 22% do PIB audiovisual brasileiro; o estado concentra 37% das empresas e 42% das produtoras.

O setor audiovisual movimentou 70,2 bilhões de reais do PIB brasileiro em 2024, segundo estudo da Oxford Economics para a Motion Picture Association. O levantamento aponta o setor como responsável por 0,7% da economia e pela geração de cerca de 609 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, com remuneração média de 6,8 mil reais mensais.

Segundo André Sturm, presidente do Siaesp e do Belas Artes Grupo, os salários no audiovisual refletem a qualificação exigida pela atividade. A especialização e a experiência perceptível no setor ajudam a sustentar políticas públicas de fomento ao audiovisual.

Evento São Paulo Audiovisual HUB

Entre 8 e 12 de junho, o Governo do Estado de São Paulo promove a segunda edição do São Paulo Audiovisual HUB, voltado à internacionalização do setor. O objetivo é ampliar a presença de produtoras paulistas no mercado global, conectando empresas, fundos, plataformas e festivais.

Promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, a iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista. O foco é fortalecer a competitividade, ampliar investimentos e consolidar São Paulo como principal polo audiovisual da América Latina.

Dados da FIPE, para o Observatório Spcine, indicam que o audiovisual paulista movimentou 16,5 bilhões de reais em 2023, representando mais de 22% de todo o PIB do setor no Brasil. O Estado concentra cerca de 37% das empresas do setor e mais de 42% das produtoras brasileiras.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais